27/03/2022 às 09h48min - Atualizada em 27/03/2022 às 09h48min

Prefeitura lança programa de desburocratização Avança Biguaçu

Da Redação
Paulo Rodrigo Ferreira - DICOM PMB
O processo burocrático de abertura de uma empresa pode demandar muito tempo e dificultar o início das atividades do estabelecimento. Agora, a prefeitura de Biguaçu, por intermédio da Procuradoria Geral do Município e das Secretarias de Receita e Desenvolvimento Econômico, promete tentar minimizar esse problema na cidade e anunciou o programa de desburocratização Avança Biguaçu, que visa reduzir o prazo entre o registro do negócio e o primeiro faturamento.  A iniciativa faz parte do pacote de ações de facilitação do acesso aos serviços oferecidos nas secretarias municipais.
 
Em 2019, o Governo Federal deliberou a chamada Lei da Liberdade Econômica, que foi regulamentada em 2021 pelo Governo do Estado e neste ano pelo município, através do Decreto nº 34/2022. A nova regulamentação municipal classificou 1.110, das 1331 atividades econômicas cadastradas, como de baixo risco. Com essa classificação as empresas recebem o termo de dispensa de alvará, sendo mantidas apenas as taxas e eventuais fiscalizações.

A partir do decreto, basta uma consulta no REGIN (Sistema de Registro Integrado), validando o grau de risco das atividades. Sendo de baixo risco, a empresa pode levar menos de 24 horas para gerar a primeira Nota Fiscal. Todo processo poderá ser feito de maneira remota (on-line) ou na Secretaria de Receita, anexa ao Pró-cidadão, localizado na Rua Lúcio Born, nº 12, no bairro Centro.

A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, responsável pela apresentação do programa ao mercado local, é de que haja um aumento exponencial e significativo na quantidade de empresas instaladas na cidade. Além do Domicílio Fiscal ampliado, o programa é mais um ponto positivo na atratividade econômica de Biguaçu.
 
De acordo com o prefeito Salmir da Silva, “a abertura de novas empresas resulta na geração de empregos para a população e a diversidade de oportunidades condiciona a melhores ofertas salariais. O programa deve contribuir ainda para o desenvolvimento e crescimento do município através do aumento da receita, que é investida em projetos e melhorias nas mais diversas áreas”, finalizou Salmir.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp