28/08/2023 às 07h57min - Atualizada em 28/08/2023 às 07h57min

Servidor com deficiência visual guarda histórias no paraciclismo catarinense e nacional

Arquivo pessoal
Quem vê o servidor Alírio Seidler trabalhando na central telefônica da Secretaria da Indústria, do Comércio e do Serviço (Sicos) nem imagina que ele guarda histórias no paratletismo. Alírio é natural de Águas Mornas e enxergava até os 7 anos, mas após ser atingido por um raio foi perdendo a visão aos poucos, ficando cego aos 13. 

Em 2011, ele recebeu um convite para participar do projeto Novo Horizonte, que reúne ciclistas com deficiência visual em Florianópolis. Porém, o que começou por lazer, se transformou em algo mais sério. Hoje, ele é paratleta de alto rendimento e conquista muitas medalhas e subidas no pódio. 

O servidor fez a primeira prova em 2013 em Joaçaba, e a partir daí foram surgindo oportunidades para competições em Santa Catarina e até pelo Brasil. Ele já passou inúmeras vezes por São Paulo, no Rio de Janeiro, em Aracaju, João Pessoa e Brasília. Por onde pedala, ele acumula sons, cheiros e sensações que ajudam a atingir o objetivo final, chegar ao pódio. 


E o sorriso entrega a emoção de pisar no pódio. “Eu gosto muito do ciclismo, então é uma sensação que não tem como descrever”, explica ele que nem lembra mais quantas medalhas e troféus já conquistou. Alírio participou de competições dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), foi campeão brasileiro de paraciclismo no ano passado e em junho deste ano, conquistou o segundo lugar, também nacional.

O paratleta participa das competições na categoria Tandem, uma modalidade de ciclismo que se faz com uma bicicleta dupla. Por meio de uma estrutura acoplada com dois assentos, o guia vai na frente, enquanto que o deficiente visual fica no banco traseiro. E quem acompanha ele nas competições costuma ser um guia de São Paulo, Edson Corradi, que virou um grande amigo. 

Alírio Seidler possui muitas funções, de marido, pai, servidor e paratleta e é sempre com um bom otimismo que ele conquista histórias no paraciclismo, colocando Santa Catarina no pódio estadual e nacional. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp