23/04/2021 às 13h29min - Atualizada em 23/04/2021 às 13h29min

Com apoio da Lei Aldir Blanc, indígenas de Biguaçu promovem atividades on-line

Da Redação
Divulgação
Na semana do Dia do Índio, comemorado na última segunda-feira, 19 de abril, a comunidade indígena Yynn Moroti Wherá, com o apoio da Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte, Turismo e Lazer (Secetul) promove duas atividades on-line. As ações ocorrem na sexta-feira (23), às 17h, e no domingo (25), às 15h, no canal Yynn Moroti Wherá, com acesso no link www.youtube.com/channel/UCHptDJhrB_DCZ-xonjt5RHQ. O projeto conta com apoio da lei de auxílio emergencial para o setor cultural, a Lei Aldir Blanc.

A primeira atividade, realizada no dia 23, às 17h, será com o Coral Yvytchĩ Owy (Nuvens Azuis), que apresentará os quatro cantos sagrados: Nhamandu Mirim, Mamo etegua, Nhande Ka’aguyre e Nhande mbya Kuery ma. O coral é tradicional da comunidade M’Biguaçu, tendo o objetivo de manter a cultura do canto e da dança, bem como um contato com a espiritualidade, fazendo com que as crianças e jovens possam manter e revitalizar esses costumes.

Já no dia 25, às 15h, será a vez de uma roda de conversa sobre a cultura Guarani. A transmissão ao vivo contará com a participação de três lideranças da aldeia Yynn Moroti Wherá, Augustinho Wherá Tukumbo, Adailton Karai Yvydju Mirim e Allan Yvydju, que abordarão alguns aspectos culturais dessa comunidade indígena de Biguaçu, como artesanato, escultura, música e dança, além de discutir a divulgação da cultura indígena nas mídias sociais.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp