26/11/2022 às 00h00min - Atualizada em 26/11/2022 às 00h00min

Biguaçu terá Semana de Prevenção ao HIV e às Infecções Sexualmente Transmissíveis

Paulo Rodrigo Ferreira (DICOM PMB)
A conscientização sobre o risco de relações sexuais desprotegidas e a importância da busca pelo diagnóstico precoce serão o foco de uma mobilização programada pela Prefeitura de Biguaçu, por meio da Secretaria de Saúde. Em alusão à campanha Dezembro Vermelho e ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, será promovida a Semana de Prevenção ao HIV e às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), marcada pela intensificação dos atendimentos no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

De 28 de novembro a 1º de dezembro, será realizado um mutirão de testes rápidos gratuitos de HIV, Sífilis, Hepatites B e C no CTA, das 8h às 16h. Os exames também serão oferecidos na UBS Marco Antônio nos dias 28/11 e 29/11 e na UBS Fundos nos dias 30/11 e 1/12, no horário das 17h às 21h30. Para passar pelo procedimento, é necessário ter idade a partir de 18 anos.

Os testes são realizados a partir da coleta de uma pequena quantidade de sangue, retirada da ponta do dedo e os resultados saem em até 30 minutos. O sigilo dos resultados é garantido. Em caso de resultado positivo, o paciente é encaminhado para tratamento e acompanhamento.

Endereços

Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) - Rua Vereador Emídio Amorim Veríssimo, 114, bairro Praia João Rosa, anexo à Policlínica Municipal;

UBS Marco Antônio - Rua Homero de Miranda Gomes, 1261, bairro Bom Viver;

UBS Fundos - Rua Maria da Cunha Manoel, n°2, bairro Rio Caveiras.

Saiba mais

O Dezembro Vermelho é uma campanha nacional instituída pela Lei nº 13.504/2017, que marca a mobilização pela luta contra a Aids e outras ISTs. Os temas centrais da campanha são a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos de pacientes infectados.

O Dia Internacional de Luta Contra a Aids, 1º de dezembro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 1987. A data propõe a reflexão e sensibilização da sociedade diante das pessoas que perderam a vida em decorrência da doença, assim como a respeito das vitórias conquistadas com o acesso ao tratamento adequado e métodos de prevenção disponibilizados pelos serviços de saúde.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp