16/09/2022 às 00h00min - Atualizada em 16/09/2022 às 00h00min

Hospital Regional de Biguaçu inaugura UTI Neonatal na próxima segunda-feira

Paulo Rodrigo Ferreira - DICOM PMB
Dias após a Maternidade do Hospital Regional de Biguaçu Helmuth Nass completar quatro anos, a população dos 22 municípios da Grande Florianópolis será presenteada com a entrega da nova Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) Tipo II. O espaço para atendimento de recém-nascidos que necessitam de internação, será oficialmente inaugurado na próxima segunda-feira, 19 de setembro, às 9h30. O valor investido para abertura e manutenção inicial da ala é de R$ 3.552.997,00, através de parceria entre União, Estado e Município.

A unidade, que contará com dez leitos, complementará os serviços já prestados na UTI Geral (adulto e infantil), garantindo um suporte completo para mãe e bebê, que terão assistência especializada para reabilitação em situações graves ou potencialmente graves. Com as duas divisões em operação, o Hospital e a Maternidade contribuirão ainda para a diminuição da espera e demanda em outras intuições, uma vez que passarão a comportar casos de alta complexidade.

O diretor-geral, Márcio Sottana, explica quais serão os benefícios proporcionados pela ampliação da estrutura hospitalar. “A UTIN no município será uma grande conquista, juntamente com a UTI Geral, que foi inserida neste ano. As duas juntas trarão mais segurança para os nossos pacientes. Estamos em busca de melhorias e ofertar mais serviços, pois dessa forma estaremos prontos para conseguir mudar nosso porte e na Política Hospitalar Catarinense (PHC) garantir recursos para otimizar os atendimentos.”
 
Para o prefeito Salmir da Silva, “a inauguração da UTI Neonatal do Hospital Regional de Biguaçu é um momento muito importante, principalmente para as gestantes da Comarca que utilizarão esse recurso na necessidade de um parto de risco, não precisando de deslocamento até Florianópolis ou São José. É mais uma meta alcançada, um serviço disponibilizado no nosso hospital que vai salvar vidas e promover saúde.”

Serão acompanhadas na UTI Neonatal as crianças nascidas no Hospital Regional de Biguaçu ou encaminhadas via Regulação de Saúde, assim como outras demandas da região. E tal como ocorre com as demais especialidades oferecidas no Helmuth Nass, essa será totalmente custeada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sem custos para as famílias.

A Maternidade denominada Maria Rosalina da Silva, que abriu as portas em 28 de agosto de 2018, dispõe ainda de três salas de parto, pronto-socorro obstétrico e infraestrutura completa de atendimento humanizado, preconizando ainda o incentivo ao aleitamento materno.  Conforme dados divulgados neste ano, desde a inauguração a equipe conduziu mais de cinco mil nascimentos.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp