03/02/2021 às 11h01min - Atualizada em 03/02/2021 às 11h01min

Biguaçu divulga plano municipal de vacinação contra a Covid-19

Da Redação
Paulo Rodrigo Ferreira (DICOM PMB)
A Secretaria de Saúde de Biguaçu divulgou nesta quarta-feira o Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19. O documento foi elaborado por profissionais da secretaria que integram a Comissão Permanente de Planejamento de Estratégia de Enfrentamento da Pandemia e está disponível para acesso no site da Prefeitura www.bigua.sc.gov.br. A população estimada para receber a vacina em Biguaçu é de 15.237 pessoas, pertencentes aos grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A aplicação das doses está sendo realizada em etapas, obedecendo aos critérios logísticos de recebimento e distribuição. Cada etapa vai seguir as diretrizes que serão estabelecidas pela equipe técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) do Estado de Santa Catarina, alinhada com o MS.

Confira as fases da vacinação:

Fase 1 - Trabalhadores da saúde, população idosa a partir dos 75 anos de idade, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em Instituições de Longa Permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) pessoas a partir de 18 anos com deficiência institucionalizadas e população indígena;

Fase 2 - Pessoas de 60 a 74 anos;

Fase 3 - Pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras);

Fase 4 -Professores, forças de segurança e salvamento e funcionários do sistema prisional.

A fase 1 está em execução com a chegada das primeiras doses. Foram recebidas 1.060 unidades na primeira semana e 520 na segunda. Com essas, foram vacinados o grupo dos trabalhadores da saúde que atuam em UTI COVID-19, emergência, atendimento clínico hospitalar COVID-19, SAMU, vacinadores, população idosa residentes de ILP e indígenas aldeados. Os demais profissionais da área da saúde serão vacinados conforme a chegada de novas remessas dos imunizantes.

Será necessário tomar duas doses do imunizante, do mesmo laboratório, para ter eficácia. No entanto, os cuidados contra a transmissão do Coronavírus deverão ser mantidos: evitar aglomerações, uso de máscara e higiene frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel.

Nas fases seguintes, a Secretaria de Saúde definirá os locais de vacinação que serão previamente divulgados à população conforme a chegada das doses, bem como a adoção de novas estratégias de vacinação em locais públicos e drive thru, com aplicação da vacina sem necessidade de sair dos veículos.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp