06/11/2020 às 19h24min - Atualizada em 06/11/2020 às 19h24min

​Santa Catarina registra menor índice de mortes violentas em outubro desde 2008, diz PM

Marcos Eduardo Carvalho
Aurélio de Oliveira/ PMSC
Considerando apenas o mês de outubro, Santa Catarina registrou o menor índice de crimes violentos letais intencionais desde o início da série histórica mensal, em 2008, considerando apenas os dados da PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina).

Em outubro de 2020, o estado registrou 42 crimes deste gênero, dois a menos do que em setembro. E é quase metade do registrado no mesmo período do ano passado: em outubro de 2019, foram 80 mortes. O pior mês da série foi em 2016, com 105 homicídios registrados.

O chamado CVLI equivale ao homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, latrocínio, feminicídio e morte por intervenção do agente do Estado.

A média estava entre 60 e 80 casos até abril deste ano, mas caíram bastante nos últimos meses, até por conta da quarentena imposta durante a pandemia do novo coronavírus.

Segundo o comandante-geral da PMSC, coronel Dionei Tonet, o resultado é fruto das mudanças de protocolos, integração dos serviços de segurança e inteligência, aliado ao trabalho motivado dos policiais militares. “O compromisso da polícia militar sempre será proteger a sociedade catarinense e nosso trabalho será focado na intervenção com a integração dos sistemas de segurança, inteligência artificial e de inteligência. É dessa maneira que buscamos sempre melhorar a qualidade de vida da população catarinense, não esquecendo de melhorar as condições de trabalho do nosso policial”, disse ao site oficial da PMSC.

SECRETARIA DE SEGURANÇA.

No entanto, considerando apenas o índice de homicídios da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina, até o dia 26 de outubro o estado teve alta de 3,87% em relação ao mesmo período do ano passado, conforme reportagem publicada pelo Manezinho News no mês passado.

Em 2019, foram 542 mortes violentas no estado neste mesmo período, contra 563 agora. Os dados são do boletim semanal de indicadores da Segurança Pública do Estado e revertem uma tendência de queda nos últimos anos: foram 799 mortes em 2017 e 649 em 2018.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp