06/04/2022 às 15h54min - Atualizada em 06/04/2022 às 15h54min

Polícia Civil deflagra operação em combate à lavagem de dinheiro e faz prisões em Florianópolis e Palhoça

Da Redação
Polícia Civil
A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou nesta quarta feira (6) a 2ª fase da operação policial "Meu Nome não é Jhony” com a finalidade de coibir o crime de lavagem de dinheiro e de bloquear patrimônios de grupo criminoso dedicado ao tráfico de drogas. No total foram cumpridos 9 mandados de buscas e 2 de prisão. As prisões ocorreram em Palhoça e em Florianópolis, no norte da Ilha.

A investigação é da Delegacia de Investigação à Lavagem de Dinheiro da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC/PCSC).

A investigação apontou que integrantes de um grupo criminoso, com base na cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul, e que possui um histórico criminal extremamente violento, com antecedentes por tráfico de drogas, homicídio, resgate de presos em hospital, ameaça de testemunhas, após fixarem residência em Santa Catarina passaram a transportar valores em espécie para investirem os recursos provenientes da atividade criminosa em Santa Catarina.

Foi identificado que os investigados ostentam bens de luxo em nome de “laranjas ou testas de ferro” e movimentam grande quantidade de valores proveniente de suas atividades ilícitas.  

As medidas judiciais que foram deferidas nesta 2ª fase visam sufocar financeiramente a atividade criminosa, com a apreensão e a indisponibilidade de ativos que foram identificados a partir da análise de documentos e demais materiais apreendidos na primeira fase da operação, que foi deflagrada no dia 17/11/2021 e que resultou no cumprimento de 04 mandados de buscas.

Na 1ª fase foram apreendidos veículos e também foi localizado uma arma de fogo que estava na posse da esposa do líder da organização.

R$ 17,5 milhões em bens sequestrados

A investigação começou no ano de 2020 a partir da apreensão grande quantidade de valores em espécie que estavam sendo transportados para o líder da organização criminosa com destino a Palhoça.

Inicialmente, foram contabilizados aproximadamente R$ 17.500.000 (dezessete milhões e meio) em bens sequestrados.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp