30/06/2021 às 09h25min - Atualizada em 30/06/2021 às 09h25min

Professor da UFSC lança livro sobre a música como elemento de conforto para pessoas que estão no fim de suas vidas

Da Redação
Divulgação
A música como elemento de conforto e paz no âmbito físico e psicológico para as pessoas que estão no fim de suas vidas. Esse é o tema do livro Tanatomusicologia: música, espiritualidade e cuidado no fim da vida, lançado pelo professor da Coordenadoria Especial de Biociências e Saúde Única do campus de Curitibanos da UFSC Vladimir Araujo da Silva. 

A obra reconhece a música como recurso de cuidado em diferentes contextos, bem como os seus efeitos nas dimensões física, psicológica, social e espiritual dos seres humanos.

O livro também apresenta uma abordagem de cuidado interdisciplinar, que busca promover qualidade de vida e morte digna para pacientes com doenças que ameaçam a vida e qualidade de vida e assistência ao luto para os seus familiares; o uso da música como recurso de cuidado; e a importância da espiritualidade e da religiosidade nesse processo.

O intuito é fundamentar uma modalidade clínica/musical, considerada uma subespecialidade em cuidados paliativos, que articula música e espiritualidade no fim da vida.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp