16/04/2024 às 00h00min - Atualizada em 16/04/2024 às 00h00min

Exposição no Museu Histórico de Santa Catarina propõe imersão na estética e simbologia do Carnaval

Divulgação
Estandartes em Contratempos é o nome da nova exposição que o Museu Histórico de Santa Catarina, no Palácio Cruz e Sousa, recebe a partir do dia 26 de abril, às 18h30. A mostra propõe uma imersão na estética, cultura, simbologias, ritos e processos do fazer carnaval (da produção do carnaval) das Escolas de Samba da Grande Florianópolis. Visitação gratuita até 3 de agosto.

A cenografia visual proposta na exposição cria seu enredo com relatos, fotografias, pinturas, documentos e objetos, fantasias e alegorias. O acervo ocupa todo andar térreo do Museu Histórico de Santa Catarina, instalado no Palácio Cruz e Souza, junto à Praça XV, onde nasceu a história do Carnaval de Florianópolis.

Com concepção e curadoria de Eneléo Alcides, a exposição é o resultado de um trabalho de pesquisa, workshops, diálogos com profissionais das Escola de Samba, registros fotográficos realizados por Adriana Fuchter, Cida Laus, Emanuela Valgas, Eneléo Alcides, Helane Schondermark, Marco Sardi, Patrícia Amante e Roberto Alvarenga, com colaboração de Alzemi Machado, Fabrício Peixoto, Graça Carneiro, Marcelo Machado e Rosângela Cherem, assessoramento teórico e co-produção de Fernando Albalustro, apoio da Escola Câmera Criativa e apoio da Liga das Escolas de Sambas de Florianópolis e de todas as Escolas.

A exposição foi selecionada pelo Edital Lei Paulo Gustavo LPG SC 2023 – Executado com recursos do Governo Federal e Lei Paulo Gustavo de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

Serviço
O quê: Exposição “Estandartes em Contratempos”
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina – Localizado no Palácio Cruz e Sousa
Praça XV de Novembro – Centro – Florianópolis
Abertura 26/04/2024, às 18h30.
Visitação até 03/08/2024. De terça a sexta-feira, das 10h às 17h30; e sábados, das 10h às 14h. O Museu fica fechado aos domingos e às segundas-feiras.
Entrada gratuita
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp