31/05/2021 às 15h06min - Atualizada em 31/05/2021 às 15h06min

​Serviços são restabelecidos em boa parte dos municípios atingidos por tornado em SC

Da Redação
Celesc/Divulgação
Depois da força-tarefa das equipes do Governo do Estado no Meio-Oeste, para restabelecer os serviços nos municípios atingidos por um tornado e fortes tempestades, no sábado, 29, hoje pela manhã, boa parte das cidades estão com o fornecimento de água e energia elétrica restabelecidos. O governador Carlos Moisés determinou que o trabalho continue ininterrupto até a completa normalidade dos serviços e informou que ainda essa semana visitará a região e fará anúncios importantes.

Durante todo o final de semana, o chefe do Executivo estadual acompanhou o trabalho integrado dos órgãos do governo do Estado, na prestação de serviços aos atingidos. "Nossas equipes estão trabalhando diuturnamente com o objetivo de trazer a normalidade às cidades atingidas no mais curto espaço de tempo possível. A ação continua em força máxima até que todos tenham suas necessidades atendidas", reforça Carlos Moisés, que estará na região na próxima sexta-feira, 4. Além de visitar as cidades atingidas, Carlos Moisés irá anunciar investimentos para a região.

Energia elétrica restabelecida em 35% dos municípios
Após um trabalho intenso das equipes da Celesc e da empresa transmissora, a energia foi restabelecida para cerca de 35% dos municípios, com remanejamento de carga de outras subestações e também esquema de rodízio. Até o final do dia de hoje, a previsão é de retorno de grande parte da área atingida.

A energia elétrica já foi restabelecida nos municípios de Macieira, Salto Veloso, Arroio Trinta, Iomerê, Lebon Regis (na área urbana) e Rio das Antas. Em Videira e Fraiburgo, desde domingo a Celesc conseguiu adotar um esquema de rodízio de cargas, a partir de redes de outras subestações, a fim de mitigar os efeitos da falta de energia. Desta forma, os bairros do rodízio serão abastecidos por algumas horas, quando, então, a energia será suspensa para atender outra área da cidade.

Logo após o ocorrido, a primeira providência das equipes da Celesc foi percorrer os hospitais e postos de saúde para auxiliar no funcionamento de geradores, inclusive fornecendo óleo diesel. As equipes vão continuar o trabalho de auxílio a toda a população, até que o sistema esteja completamente restabelecido.

Casan recupera operação na maior parte dos municípios
Integradas à força-tarefa coordenada pelo Governo do Estado desde sábado, equipes instalaram geradores e já recuperaram a operação na maior parte dos municípios atendidos pelo Sistema CASAN e atingidos pelos fortes ventos que causaram destruição em Santa Catarina. Pouso Redondo e Salete foram recuperados com retorno de energia da Celesc. Nos municípios de Arroio Trinta, Calmon, Macieira, Timbó Grande e Lebón Regis, a Companhia instalou geradores de energia e o fornecimento de água está normalizado.

Em Lebon Régis, já não há necessidade de geradores, pois a Celesc conseguiu fazer uma ligação exclusiva para as estruturas de abastecimento. Apenas a comunidade do Faxinal do São Pedro permanece desenergizada, sendo abastecida por caminhão-pipa. Rio das Antas, Matos Costa e Pinheiro Preto, que também receberam geradores, ainda estão com abastecimento comprometido, com equipes em trabalho permanente para religamento das unidades de captação, tratamento e distribuição de água.

Em Rio das Antas, onde gerador foi instalado e o sistema de abastecimento chegou a ser religado na madrugada deste domingo, o fornecimento foi novamente comprometido na manhã desta segunda por ação de roubo e vandalismo. Todo o cabeamento da Estação de Recalque de Água Bruta foi levado e a equipe trabalha para refazer as ligações.

A Companhia solicita que, na medida do possível, nos municípios ainda prejudicados a água seja usada da forma mais econômica possível, permitindo recuperação gradativa dos sistemas.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp