23/04/2024 às 00h00min - Atualizada em 23/04/2024 às 00h00min

Pesquisa indica aumento de 13% na expectativa de gasto médio para o Dia das Mães em SC

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O Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante para a economia catarinense, depois do Natal, pois, além de provocar incremento nas vendas, estimula a movimentação econômica de praticamente todos os segmentos do comércio. Em razão disso, a Fecomércio SC realizou uma pesquisa para conhecer o perfil do consumidor desta data, buscando preparar o empresário do setor com informações relevantes para um melhor aproveitamento do movimento.

A amostra foi de 2.100 pessoas entrevistadas, no período entre os dias 01 e 15 de abril de 2024. Foram escolhidos sete municípios de Santa Catarina que melhor representam o Estado: Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joinville e Lages.

A metodologia utilizada na pesquisa de avaliação é a quantitativa por amostragem, e a coleta dos dados ocorreu por telefone, baseada na metodologia Computer Assisted Telephone Interviewing (CATI), com base em questionário estruturado desenvolvido pelo núcleo de pesquisas da Fecomércio SC. O universo foi o de homens e mulheres maiores de 18 anos, residentes em zonas urbanas. Para um índice de confiabilidade de 95% a margem de erro foi estimada em 3%.
O questionário aplicado continha onze questões. Os dados foram processados eletronicamente, e receberam tratamento estatístico.

O perfil dos consumidores foi analisado com base em indicadores como sexo, faixa etária, estado civil, escolaridade, ocupação e renda média mensal familiar. Os dados mostram que os entrevistados para a pesquisa de intenção de compras do Dia das Mães deste ano é formado majoritariamente por mulheres (62,7%) e por jovens, com idade entre 20 e 29 anos (34,5%).

A maioria dos entrevistados, representando 56%, está empregada com carteira assinada. Uma parcela de 19,9% dos entrevistados é autônoma, enquanto 4,9% estão atualmente desempregados. A distribuição do rendimento mensal médio das famílias nos últimos 12 meses mostra que a maioria se enquadra principalmente nas faixas entre R$ 2.582,01 a R$ 6.456,00, representando 41,7% do total. Além disso, uma parcela significativa de famílias, correspondendo a 27,9%, está na faixa de renda entre R$ 1.292,01 a R$ 2.582,00.

A relevância atribuída pelos consumidores catarinenses à data comemorativa do Dia das Mães é evidente, especialmente considerando a tendência de aumento na intenção de compras de presentes. Após uma queda significativa de 18,4% em 2020, a intenção média de gastos dos consumidores tem aumentado consistentemente nos últimos quatro anos.
Em 2024, os consumidores catarinenses planejam gastar, em média, R$ 239, representando um aumento de 13% em relação ao ano anterior. Em termos nominais, esse valor marca a maior intenção de gastos para o Dia das Mães registrada até então. Ao se considerar a inflação acumulada, o ticket médio de 2024 é 8% superior ao de 2023.

Em relação ao gasto médio dos consumidores, destaca-se uma diferença entre os filhos e as filhas na intenção de compra para os dias das mães. Os dados revelam que os homens planejam gastar um pouco mais, com uma média de R$ 286,51, enquanto as mulheres indicaram uma intenção de gasto médio de R$ 210,54.

As intenções de gastos mais elevadas foram registradas em Itajaí, com R$ 340, seguido por Chapecó, com R$ 259, Lages, com R$ 248, e Blumenau, com R$ 242. Por outro lado, as intenções mais baixas, estando abaixo da média catarinense, foram observadas em Florianópolis, com R$ 205, Criciúma, com R$ 193 e em Joinville, com R$ 186.

No geral, houve uma melhoria na percepção da situação financeira. O percentual daqueles que consideram estar em uma situação pior diminuiu em 5,1 pontos percentuais, totalizando 15,9% dos entrevistados. Por outro lado, aqueles que acreditam que sua situação financeira melhorou aumentaram em 4,4 p.p, representando 39,8% dos entrevistados. Além disso, houve um aumento de 1,6 p.p. entre aqueles que consideram que sua situação permanece igual, representando a maioria dos entrevistados (43,6%). Desde 2020, tem sido observado um crescimento na percepção de melhoria da situação financeira entre os entrevistados, ao passo que a percepção de piora tem diminuído. Isso sugere uma possível recuperação da confiança dos consumidores em sua estabilidade financeira.

Para averiguar a realização da demanda em termos temporais, também foi perguntado aos entrevistados quando pretendiam realizar as compras do Dia das Mães. De acordo com os entrevistados, a maioria, representando 50,1%, planeja comprar os presentes durante a semana da data comemorativa. Enquanto isso, 17,4% têm a intenção de fazer as compras na véspera do evento, 15,6% até duas semanas antes, e 6,1% planejam antecipar suas compras com mais de duas semanas de antecedência. Aqueles que planejam comprar exatamente na data representam 5,7% do total.

Desde 2018, tem prevalecido a preferência pelo pagamento à vista nas compras. De 2023 para 2024, esse indicador registrou um aumento significativo de 7,7 pontos percentuais, representando agora 86,7% dos entrevistados. Por outro lado, o percentual daqueles que pretendem pagar parcelado apresentou uma queda de 4,4 pontos percentuais, totalizando agora 12% dos entrevistados.

O comércio de rua permanecerá como a opção de compra para a maioria dos consumidores, representando 49,6% das escolhas. No entanto, houve uma queda significativa de 10,5 pontos percentuais em comparação ao ano anterior, indicando uma tendência dos consumidores em buscar novos locais de compra. Paralelamente a essa mudança, observou-se um crescimento de 5,6 pontos percentuais na preferência por compras em lojas de shopping, abrangendo agora 22% dos consumidores. Além disso, as compras pela internet também registraram um aumento, com um crescimento de 4,2 pontos percentuais em relação a 2023, representando agora 17,7% das escolhas dos consumidores. 

As redes sociais continuam a se destacar como o principal canal de influência para 23,9% dos consumidores na decisão de quais estabelecimentos escolherão para realizar suas compras. Em segundo lugar, tanto a recomendação de amigos ou familiares quanto a exposição dos produtos na loja estão empatadas, ambas com uma participação de 21,9%. No entanto, observa-se uma queda de 11,4 pontos percentuais na importância das redes sociais, permitindo que outros meios, como a recomendação de familiares, cresçam em importância, aumentando 15,5 pontos percentuais em relação ao ano anterior.

Além de movimentar o comércio tradicional, o Dia das Mães também traz impactos para o setor de serviços e turismo. Isso porque 52,6% dos consumidores informaram que levará a mãe em algum passeio, aumento de 6,5 p.p. em relação ao ano anterior, enquanto 41,5% não a levarão em lugar algum. Entre os que pretendem fazer alguma programação especial, predomina almoçar/jantar na casa de algum familiar (28,8%), seguido de almoçar/jantar em um restaurante (21,2%). Os indecisos representam 4,1% dos entrevistados. Ou seja, ainda não decidiram se levarão as mães para algum passeio especial na data.
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