06/03/2024 às 00h00min - Atualizada em 06/03/2024 às 00h00min

Residência criativa para mediadores de leitura em Santa Catarina abre inscrições

Gelson Bini. Divulgação/Flipomerode
Oportunidade para criar e trocar experiências, a Intralinhas – Residência Criativa para Mediadores de Leitura está com inscrições abertas. Esta é a primeira formação imersiva voltada a este público realizada em Santa Catarina. Entre 12 e 14 de abril, 10 pessoas selecionadas receberão mentorias para pesquisa e desenvolvimento no Espaço Rio Manso Chalés & Ecoturismo, na Estrada Rio Manso, zona rural de Jaraguá do Sul. A participação é gratuita. Inscrições até 5 de março em: https://bit.ly/intralinhas. 

"O projeto foi pensado visando a formação e prática de mediação de leitura que podem ser identificados nos leitores, escritores, bibliotecários, professores e contadores de histórias, mas que podem ser exercidas por um conjunto diversificado de agentes/atores: como, por exemplo, livreiros, jornalistas, psicólogos, juízes. Para nós, a prática da mediação de leitura é de enorme relevância na construção de identidades culturais de indivíduos e comunidades, mas que infelizmente ainda necessita de reconhecimento.", explica o coordenador da Intralinhas, Gelson Bini. 

Em meio à natureza, cercada por cachoeiras, árvores e animais, a Intralinhas pretende capacitar e transformar o olhar dos mediadores para que eles sejam capazes de interagir com a diversidade de gêneros, estilos e temas da literatura nacional e universal de novas maneiras. Nos três dias, os selecionados receberão mentoria com quatro especialistas: a atriz e contadora de histórias Leticia Liesenfeld, o mediador de leituras Gelson Bini, o jornalista de literatura e mediador de debates literários Rodrigo Casarin e o escritor Carlos Henrique Schroeder. 

O objetivo é promover o deslocamento do mediador para um espaço de concentração, pesquisa e criação que possibilite a troca de experiências, linguagens, conhecimentos e realidades em conjunto com outros mediadores (e com a intervenção de mentores), contribuindo para a transformação e entendimento do seu próprio trabalho. 

Transformar o olhar

De acordo com Bini, a mediação de leitura é uma prática que estimula o interesse, o prazer e a compreensão dos textos literários, ampliando o repertório cultural e o senso crítico dos leitores. "A residência oferecerá ferramentas teóricas e práticas para que os participantes possam planejar, conduzir e avaliar sessões de leitura compartilhada com diferentes públicos e contextos. Isso trará impacto direto na ponta, na base, para o público futuro dos mediadores contemplados pelo projeto", explica. 

A Intralinhas – Residência Criativa para Mediadores de Leitura é realizada com recursos do Governo do Estado de Santa Catarina, pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), por meio do Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – Edição 2023.

Serviço

Intralinhas – Residência Criativa para Mediadores de Leitura

Quando: De 12 a 14 de abril.

Local: Espaço Rio Manso Chalés & Ecoturismo (Estrada Ribeirão Manso, S/N - Zona Rural, Jaraguá do Sul). 

Inscrições: Até 5 de março

Resultado e convocação: 6 de março.

Inscrições gratuita: https://bit.ly/intralinhas
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp