14/10/2020 às 12h34min - Atualizada em 14/10/2020 às 12h34min

Apoio ao Comércio exterior em SC está adequado para 51,28% dos empresários do setor, diz pesquisa

Da Redação
(CNA) / Divulgação
Para 51,28% dos empresários de Santa Catarina, a atual política estadual de apoio do Comércio Exterior está moderadamente adequada. Os dados são da pesquisa "Panorama do Comércio Exterior de Santa Catarina 2020", elaborada pela Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais do Estado de Santa Catarina.
Para 20,51% dos entrevistados, a política de apoio ao Comércio Exterior é bastante adequada, 11,97% acham pouco adequada, 10,26% acham extremamente adequada e 5,98% acham que não é adequada. Assim, 82% dos entrevistados, de um modo geral, considera o trabalho adequado.
Com o intuito de contribuir para a formação internacional das empresas associadas e a atração de empresas estrangeiras em Florianópolis, foi criado pela ACIF (Associação Comercial e Industrial de Florianópolis) em 2018 o Floripa Business Hub, que atualmente passa por um processo de reestruturação.
A pesquisa foi realizada no período de 22 de julho a 10 de agosto de 2020, com o objetivo de mapear os principais desafios enfrentados pelas empresas catarinenses que atuam no ramo do Comércio Exterior. Os dados foram obtidos de fontes primárias por meio de um questionário eletrônico divulgado para 24 entidades setoriais. Ao final da pesquisa foram obtidas respostas de 117 empresas.
Sobre a atração de empresas estrangeiras, 59% acha extremamente importante, 19,70% acha bastante importante, 12% acha moderadamente importante, 6% acha pouco importante e 3,30% considera nada importante.
 
Entraves para importação

Em outra parte da pesquisa, para a maioria dos entrevistados, a variação cambial é o principal entrave para a importação em Santa Catarina, seguido pelo custo, apoio do governo estadual, capital de giro, burocracia, infraestrutura estadual, tempo, incentivos fiscais estaduais, acesso aos fornecedores internacionais e mão de obra qualificada.
Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp