23/07/2023 às 22h40min - Atualizada em 25/07/2023 às 00h02min

Conheça quem está por trás do evento sensação em Diamantina – MG

Fomos atrás dos três artistas que estão impulsionando a arte e o turismo em Diamantina.

Thereza de Almeida
Teatro Labirinto
Divulgação - Cia. Teatro Labirinto
Comovendo e encantando os espectadores em Diamantina - MG, a peça "10 Minutos de Lucidez" tem se destacado como um evento imperdível na cidade histórica. Por trás dessa surpreendente obra de teatro, encontra-se o talentoso e renomado grupo Teatro Labirinto, que há anos vem se dedicando à arte da representação e conquistando palcos em diversas partes do Brasil e do mundo. Resolvemos mergulhar no universo desse intrigante grupo teatral para descobrir os segredos e a trajetória que tornaram "10 Minutos de Lucidez" um verdadeiro fenômeno cultural na região.
O Teatro Labirinto foi fundado em 2007 por Daniel Alberti em parceria com uma diretora costarriquenha que veio para o Brasil para cursar o doutorado em Artes Cênicas na Universidade de São Paulo. O grupo montou o espetáculo “Strangenos” partindo do treinamento sobre a atuação. Porém, o caminho do grupo parecia fechado, já que não conseguia ter dinheiro para alugar um teatro para se apresentar, não era selecionado por leis de incentivo e para editais de ocupação de teatros e enfrentava rejeições em festivais que poderiam garantir alguma verba para o grupo poder se apresentar, até que uma participação no festival Nascente em São Paulo mudou tudo. Foi o primeiro festival competitivo que participou e de cara foi já o grande vencedor. Além de ganhar um prêmio em dinheiro que garantiu uma temporada em um teatro em São Paulo, o reconhecimento abriu portas para ser selecionado por outros festivais. Em seguida, apresentou-se na Argentina e ganhou mais um troféu. 

A diretora costarriquenha resolveu seguir outros rumos e Daniel Alberti continuou liderando o Teatro Labirinto sendo ele o único integrante, trabalhando com diretores convidados. Com esses diretores criou espetáculos e fez algumas turnês pelo exterior como Costa Rica, México e Espanha. No entanto, Daniel Alberti não conseguia encontrar parceiros para seu grupo.
Nesse momento, desenvolveu um software de um jogo eletrônico chamado “Solus” para poder fazer seus treinamentos e ensaios sozinho. Nesse programa ele inseriu milhares de procedimentos para a criação no teatro. Esse programa foi muito importante para Daniel Alberti, pois permitiu que ele estruturasse o funcionamento dos processos criativos, inclusive foi tema de seu doutorado na Unicamp, onde cursou a pós em Artes da Cena.

Foi então que Shay Soares, uma atriz gaúcha, se uniu à companhia. O primeiro encontro da dupla foi em uma apresentação de Daniel Alberti num festival do Rio Grande do Sul em que Daniel conquistou todos os prêmios e, pouco tempo depois, eles já estavam juntos. Shay Soares e Daniel Alberti construíram uma parceria sólida e marcante. Finalmente, Daniel encontrou a parceira que tanto procurava. A dupla passou a se dedicar ao aprimoramento artístico, buscando desenvolver suas propostas e técnicas teatrais. Shay Soares é uma atriz com muitos recursos e com muita dedicação. Com o tempo, Shay Soares percebeu que uma dificuldade que as peças tinham quando viajavam era a iluminação, pois os técnicos muitas vezes deixavam eles na mão. Foi então que resolveu se dedicar ao aprendizado de iluminação cênica para o Teatro Labirinto. Shay estudou com alguns dos melhores iluminadores do Brasil. Shay também esteve como atriz na peça “Embora” sob direção de Daniel Alberti.

O grupo levou suas peças, oficinas, palestras e treinamentos técnicos para diversos países, como Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Venezuela, Costa Rica, México, EUA, Espanha e França. Inclusive, “10 Minutos de Lucidez” estreou oficialmente em um importante festival no Chile em janeiro de 2023. No Brasil, o grupo já passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Bahia, Ceará e Minas Gerais.

Em 2017, Daniel Alberti passa em um concurso para ser professor de teatro e o Teatro Labirinto se muda de São Paulo para Diamantina. O Teatro Labirinto passa por algumas sedes diferentes na cidade até encontrar uma que tenha um espaço mais adequado para seus treinamentos. Atualmente, a sede do Teatro Labirinto se encontra na Rua das Mercês, 245, em frente à Igreja das Mercês, no centro de Diamantina, onde o grupo oferece oficinas de teatro e faz seus estudos práticos. A rotina é intensa, com até 50 horas semanais de estudos e práticas.
A companhia tem se aprofundado em uma técnica conhecida como MOCT - Modo de Criação pela Transição. É uma técnica desenvolvida pelo Teatro Labirinto e que será difundida pelo livro chamado "A Criação do Ator" que em breve estará sendo lançado pela editora SENAC. O grupo já recebeu convites para publicar esse livro na Europa e está estudando as propostas recebidas, evidenciando o reconhecimento internacional que o grupo tem conquistado.
Daniel e Shay queriam ter um grupo maior para poder explorar mais possibilidades cênicas e testaram incluir novos integrantes diamantinenses nesse tempo que estão na cidade. Diversos atores passaram pelo grupo, mas acabaram seguindo caminhos distintos. Um dos resultados desses testes foi em 2019 quando o grupo apresentou a peça “Famille, Argent et un Brin de Vérité” na França. Dentre todos que passaram pelo grupo, a atriz que se destacou e que mostrou estar mais afinada aos interesses do grupo de pesquisa, ensino e apresentações, foi Stheffany Hellen. Stheffany começou sendo aluna de Daniel e Shay, porém, além de ser uma atriz muito engajada nos estudos, demonstra uma sensibilidade artística e uma capacidade de se desenvolver no teatro que a colocaram como a terceira integrante, formando o tripé que hoje sustenta o grupo.
As montagens do grupo sempre seguem processos criativos em que o que surge nas improvisações define o rumo das escolhas cênicas, por isso, o grupo nunca sabe o que surgirá nas montagens. A peça “10 Minutos de Lucidez” por exemplo, é a primeira peça de dança teatro e de comédia romântica que o grupo monta. “10 Minutos de Lucidez” surgiu do processo criativo de Stheffany Hellen, demonstrando como a atriz, mesmo com pouca idade, tem uma capacidade tremenda.

Além das brilhantes atuações, o Teatro Labirinto também é reconhecido por seu comprometimento com a arte e a cultura da cidade de Diamantina. A companhia tem lutado pela valorização da área teatral na cidade, chegou a propor um edital de fomento às artes e realiza, com “10 Minutos de Lucidez”, a primeira temporada no Teatro Santa Izabel em quase 200 anos de existência do teatro.
Além disso, junto com a temporada histórica da peça "10 Minutos de Lucidez" no Teatro Santa Izabel, a companhia planeja o futuro com novos desafios e ensaios para o desenvolvimento de um novo espetáculo.
O Teatro Labirinto, com sua dedicação e inovação, tem se firmado como um dos principais grupos de teatro da região, deixando sua marca na cena cultural de Diamantina e levando emoção e encanto ao público por onde passa.
Para quem ainda não assistiu ao espetáculo “10 Minutos de Lucidez”, o espetáculo está em cartaz no Teatro Santa Izabel aos sábados às 15:30 dos dias de Vesperata.

INFORMAÇÕES:
"10 Minutos de Lucidez" - Comédia Romântica e Visita Histórica Guiada
Local: Teatro Santa Izabel – Praça Dom Joaquim, 166 – Centro Diamantina-MG
Datas e Horários: Sábados às 15h30

Próximas apresentações

Julho: 29
Agosto: 05, 19 e 26
Setembro: 16 e 30
Outubro: 07 e 21
Valor do Ingresso: 45 reais
Site para Compra de Ingressos: https://forms.gle/s28hECTB3cMnDjUu9
Contato do Grupo Teatro Labirinto:

Telefone: (38) 9 9229 8639
Endereço: Rua das Mercês, 245, Centro – Diamantina-MG
E-mail: [email protected]
Instagram: @teatro.labirinto

Por Thereza de Almeida

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp