21/07/2023 às 15h30min - Atualizada em 24/07/2023 às 00h00min

Caratecas brasileiros entram na contagem regressiva para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023

Com menos de 100 dias para o início da competição, representantes do Brasil intensificam preparação

MP News
Restando pouco menos de três meses para o início dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023, atletas que representarão o Brasil no Karatê iniciam a contagem regressiva e intensificam sua preparação. A competição acontece entre 20 de outubro e 05 de novembro e, de acordo com o Comitê Olímpico do Brasil (COB), a expectativa é levar a maior delegação da história em competições internacionais, com cerca de 630 atletas e 1.000 pessoas ao todo, incluindo comissões técnicas e staff.

Por enquanto, o time Brasil já tem quase 170 nomes oficialmente confirmados e 550 vagas garantidas no Pan, sendo 11 para a delegação do Karatê. Quem ocupa uma dessas vagas é a mineira Barbara Hellen Rodrigues, jovem de 22 anos que garantiu seu espaço após conquistar medalha de ouro nos Jogos Pan da Juventude, que teve sua primeira edição realizada em 2021, em Cali, na Colômbia, e, apesar de ser a estreia da atleta em Jogos Pan-Americanos, é vista como promessa de pódio e medalha para o país.

Além de intensificar os treinos que são realizados em dois períodos - um físico, pela manhã, e outro técnico à tarde, Barbara tem inserido na preparação o estudo de suas possíveis adversárias na competição.

“Faz parte da minha preparação assistir ao máximo as lutas e vídeos de lutas das minhas possíveis adversárias, onde analiso cada detalhe de seus movimentos, tentando buscar seus pontos fracos”, destaca Barbara.

Nessa fase de contagem regressiva, a carateca do Time Brasil pisará nos tatames de algumas competições. No início do próximo mês, participa do Open Nacional, que acontecerá no Espírito Santo. Em setembro, terá a Premier League, que será realizado em Dublin, na Irlanda. Também em setembro, competirá em Larnaca, Chipre, no Karate1 Series A, encerrando o calendário preparatório no Campeonato Mundial, em outubro, na Hungria.

“Cada uma dessas competições e, em especial, o Mundial, vai ajudar na minha confiança e também para entrar no ritmo de luta, aprimorando minha atuação e corrigindo os erros que surgirem”, diz a atleta.

Como o karatê não está mais representado nos Jogos Olímpicos, o Campeonato Mundial e os Jogos Pan-Americanos figuram como as principais competições do esporte e maior objetivo dos lutadores e lutadoras.

Mais sobre Barbara Hellen Rodrigues

Nascida em Pouso Alegre, sul de Minas Gerais, Barbara Hellen Rodrigues atua como atleta profissional há mais de 15 anos. Ofensiva, veloz, explosiva e de grande envergadura, a jovem é considerada uma das atletas destaque da seleção brasileira de karatê.

Em seu currículo como carateca, soma mais de 350 medalhas, com sete ouros em Pan-Americanos, seis ouros no Campeonato Sul-Americano e oito vezes campeã brasileira.

Sobre os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023

Os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023 está sendo considerado a maior competição da história do Chile, com expectativa de reunir cerca de 7 mil atletas de mais de 40 países que disputarão 39 modalidades. Apesar do karatê não estar na lista dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o Pan de Santiago terá 33 das 60 disciplinas como classificatórias para a competição na França, seja de maneira direta ou somando marcas e pontos para rankings e classificação olímpicas.
De acordo com o COB, nos últimos Jogos Pan-americanos, o Brasil conquistou recorde de medalhas de ouro (54) e do total de pódios (169), repetindo o desempenho da edição São Paulo 1963, quando terminou o evento no segundo lugar do quadro geral de medalhas, atrás somente dos Estados Unidos.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp