13/07/2023 às 10h48min - Atualizada em 15/07/2023 às 00h01min

Fernando Schüler é o convidado do programa “Panorama”

Polarização política foi o tema central da conversa

Larissa Carvalho
Fernando Schüler é o convidado do programa “Panorama”
Polarização política foi o tema central da conversa

No “Panorama” desta semana, Luiz Felipe d’Avila recebe o cientista político Fernando Schüler. Com o tema “É possível quebrar a polarização política?”, assuntos como liberdade de expressão e a real atuação do Estado foram abordados na conversa.

Durante pouco mais de uma hora, d’Avila e Schüler discutiram diversos assuntos que permeiam o atual cenário brasileiro. Entre os destaques está o poder que o Estado ganha quando é reposicionado, principalmente enquanto atua na macrorregulação.

“O Estado deve se especializar em algumas funções. Ele é muito bom para fazer algumas coisas. Quando nós fizemos a Lei das Concessões, Lei das PPPs, Marco Regulatório de 2014 são leis muito bem feitas e que produzem excelentes resultados”, afirma o cientista político.

O programa completo já está disponível no canal do YouTube da Brasil Paralelo e na sua plataforma de streaming.

Ives Gandra

Em outro programa, também disponível na plataforma e no canal do YouTube, Luiz Felipe d’Avila recebe o professor emérito, jurista e advogado Dr. Ives Gandra Martins. Assuntos como a segurança jurídica no Brasil, a instabilidade institucional e o Estado de Direito e os seus desafios serviram de pilares para o tema deste episódio: o Supremo Tribunal Federal brasileiro e o Estado de Direito no Brasil.

Outra pauta abordada na conversa foi a Reforma Tributária, que acaba de ser aprovada pela Câmara de Deputados. Para Ives Gandra, os estados devem perder poder com as novas regras.

“Se eu perco autonomia financeira e fico na dependência de um comitê diretor, cuja legislação será federal e não será minha, sobre meus tributos e minha política, é evidente que a minha capacidade política de se opor ao Poder Executivo passa a ser menor”, comenta o jurista.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp