14/07/2023 às 15h39min - Atualizada em 14/07/2023 às 16h02min

Carateca mineira é promessa de ouro para o Brasil nos Jogos Pan Americanos no Chile e no Mundial da Hungria

Barbara Hellen coleciona mais de 350 medalhas: sete ouros em Pan-Americanos, seis ouros no Sul-Americano e oito vezes campeã brasileira

MP News

Os Jogos Pan-Americanos de 2023 serão realizados em Santiago, no Chile, entre os dias 20 de outubro e 5 de novembro, e uma das promessas de medalha de ouro para o Brasil vem do karatê, com a jovem mineira Barbara Hellen Rodrigues. Será a estreia da carateca nessa competição, após garantir a vaga com a conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan da Juventude, que teve sua primeira edição realizada em 2021, em Cali, na Colômbia.

Natural de Pouso Alegre, sul de Minas, Barbara tem 22 anos e atua como atleta profissional há mais de 15 anos. Ofensiva, veloz, explosiva e de grande envergadura, a jovem é considerada uma das atletas destaque da seleção brasileira de karatê, que conta com outras quatro lutadoras para a disputa por medalhas no Pan.

Apesar de jovem, Barbara Hellen coleciona mais de 350 medalhas no currículo, com sete ouros em Pan-Americano, seis ouros no Campeonato Sul-Americano e oito vezes campeã brasileira.
Para que a esperança de conquista de medalha no Pan se concretize, Barbara tem realizado dois períodos de treinamento, um físico de manhã e outro técnico específico à tarde, que inclui um trabalho estratégico e mental, além de ter sono e alimentação bem controlados. Também já tem feito parte do preparatório o estudo de suas possíveis adversárias na competição.

“Procuro assistir ao máximo as lutas e vídeos de lutas das minhas possíveis adversárias, onde analiso cada detalhe de seus movimentos, tentando buscar seus pontos fracos. É uma parte importante da minha rotina para encarar e vencer os desafios. Sou extremamente competitiva, procuro sempre aprender a cada treino para poder dar o meu melhor, então, quanto maior o desafio, maior é a minha motivação”, se descreve Barbara.

Antes de pisar no tatame representando o Time Brasil no Pan de Santiago, a carateca mineira terá pela frente algumas importantes competições: em agosto, participa do Open Nacional, que acontecerá no Espírito Santo. Em setembro, a jovem desembarca em Dublin, na Irlanda, onde participará da Premier League. No mesmo mês, competirá em Larnaca, Chipre, no Karate1 Series A, terminando o calendário preparatório no Campeonato Mundial, que será realizado em outubro, na Hungria.

“Cada uma dessas competições e, em especial, o Mundial, vai ajudar na minha confiança e também para entrar no ritmo de luta, aprimorando minha atuação e corrigindo os erros que surgirem”, destaca Barbara

Como o karatê não está mais representado nos Jogos Olímpicos, o Campeonato Mundial e os Jogos Pan-Americanos figuram como as principais competições do esporte, o que mostra a importância de todo o preparo da jovem promessa.

“Buscarei a conquista nessas duas competições. Conseguir o ouro nelas vai representar o ápice que um atleta de karatê pode alcançar no esporte. Sou persistente, não desisto fácil dos meus objetivos e alcançar o topo do pódio representando o meu país será muito gratificante para mim”, conclui a atleta.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp