06/07/2023 às 16h13min - Atualizada em 07/07/2023 às 00h02min

Grupo Utam apresenta linha gourmet no 8º Festival Santos Café

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
O nostálgico Museu do Café de Santos, com quase 100 anos de existência, é uma opção de passeio durante as férias de julho, quando acontece o Festival Santos Café. Neste ano, a 8ª edição evento será realizada entre os dias 7 e 9. Esperado pelos amantes de café, o festival prevê uma agenda cultural intensa no Centro Histórico em três pontos: na Estação do Valongo; na Rua Gonçalves Dias (onde fica o Rei do Café) e no Bulevard da XV (em frente ao Museu do Café que fica na Rua XV de Novembro, 95).

O Grupo Utam, empresa 100% brasileira com 53 anos de existência e unidades fabris em Ribeirão Preto (SP) e Piumhi (MG), participa, pela quarta vez do festival, e marcará presença com sua equipe de baristas. A proposta da empresa é possibilitar uma roda de sabores e sensações inspiradas em seus produtos: cápsulas monodoses Utam Uno, café Utam Speciale para máquina Bunn e a sua linha super premium, Café Fazenda Santa Alcina.

As degustações são gratuitas ao público, que também podem comprar café em grão, moído, em cápsulas, canecas, doces feitos com café, utensílios para preparo da bebida e muito mais. Serão 30 marcas expositoras - em 2022 foram 12 - que trarão novidades ao público.

Fabiana Aprile De Freitas Silveira, gerente de marketing do Grupo Utam, diz que o festival atrai um grande número de pessoas que buscam conhecer mais sobre os cafés especiais. Segundo ela, estar no 
evento é a possibilidade de mostrar toda linha de cafés gourmets e a qualidade dos produtos certificados. "O festival nos apresenta um público ávido por diferenciação e qualidade. Nestes anos que já participamos, sempre tivemos uma excelente aceitação dos visitantes, que puderam degustar nossos cafés especiais", conta.

Além de degustação de café, que só no ano passado, o festival atingiu a marca de 85 mil doses de café oferecidas, haverá espaço para   conhecimento e diversão, já que o festival promove shows de música, oficinas, palestras e workshops, exposição de arte, espaço kids, caminhada turística, espaço pet, entre outros. Toda programação é aberta e gratuita.

Programação
Entre os destaques da agenda, ensinar o preparo de delícias é uma das prioridades da curadoria do evento, que oferece aulas sobre receitas variadas com o produto café. No dia 8, das 11h às 12h, o tema é risoto com crisp de bacon caramelizado com redução de café, a cargo da chef Glaucia Rodrigues de Souza, do Senac. No auditório do Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre s/nº, Valongo) haverá a palestra ‘Mercado de trabalho para mulher no café’, com o grupo Mundo Mulher Café, a partir das 15h. Às 16h, o chef Junior Monteiro, do Estação Bistrô Restaurante-Escola, mostrará como fazer a costela suína glaceada no café. Para quem quer aprender sobre a produção de coquetéis com café, haverá um workshop com profissionais do Senac, às 16h. Com o tema ‘Café e Investimentos: uma combinação saborosa para o sucesso financeiro’, a Premium Aliance Investimentos realiza palestra às 17h, no Museu do Café.

No feriado de 9 de julho, às 11h, o cardápio da aula é café amanteigado de biscoitos, chocolate e laranja, cuja preparação ficará a cargo da chef Janaína Cardoso. E, com direito à harmonização de café com leite vegetal, acontece a palestra ‘Mude o mundo e mantenha seus rituais’, às 16h. São 40 vagas para cada oficina, sendo 20 destinadas para inscrições no site do museu e o restante com distribuição de senhas no local (com 30 minutos de antecedência).

Para todos workshops e palestras, exceto a oficina de fotografia, os interessados devem retirar senhas na bilheteria do museu, sempre 30 minutos antes de cada atividade.

Sobre o festival
O Festival Santos Café é um dos principais eventos do calendário turístico da cidade, sempre realizado durante o feriado de 9 de julho. O evento é organizado pela Prefeitura de Santos, sob coordenação da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur). A oitava edição desta celebração ao café oferecerá a santistas e turistas mais de 80 atrações Confira a programação completa.
 
Sobre o Grupo Utam
Idealizado no final de 1969, com início das atividades em 1970, o Grupo Utam está sob domínio acionário da atual direção desde 1985. Em sua trajetória, a empresa adquiriu alta performance na região Sudeste e ampliou frentes de abrangência em outros Estados. Hoje, possui cinco unidades de negócios e uma capacidade produtiva de mais de 1.400 toneladas/mês em dois modernos parques industriais. A empresa possui extenso portfolio de produtos e serviços e marcas consagradas por seus consumidores, o que garante uma performance em crescente evolução no mercado cafeeiro, estando na 12ª posição entre as maiores torrefações do ranking da Abic (Associação Brasileira da Indústria do Café).

A empresa possui certificações e prêmios de qualidade. Em 2020, ganhou o prêmio do programa Melhores da Qualidade da Abic com a indicação do Café Utam Speciale, na categoria Superior Grão - dentro do grupo de empresas de grande porte.  

Unidades de Negócios
Cafés Torrados e moídos, possui marcas fortes e de tradição no segmento cafeeiro, o Café Utam, Utam Momentos e outras marcas tradicionais. Além desses produtos, o grupo possui uma linha de Cappuccino, uma de Café Solúvel e ainda conta com filtros de café.
Unidade de Grãos Especiais apresenta uma linha completa de cafés das melhores regiões produtoras brasileiras, com qualidade Superior e Gourmet.

Unidade Food Service, o Grupo oferece uma solução completa para restaurantes, padarias e cafeterias através de serviços de consultoria e treinamento, e produtos especializados, como grãos, máquinas e complementos
Unidade Single Cup ou monodose é especializada em cápsulas de café, trazendo praticidade e variedade ao consumidor com produtos exclusivos e blends provenientes de diversas origens brasileiras.
Unidade de Marca Própria, a empresa é responsável pela produção de mais de 100 marcas de cafés em grãos e mais de 300 marcas de cafés em cápsulas.
Em todas as unidades de negócios, o Grupo Utam oferece matéria prima de qualidade, tecnologia avançada, todo tipo de café para embalagens diversificadas e profissionais de alta performance acompanhando cada etapa da produção
  
Dados complementares
A empresa possui matriz em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, filial em Piumhi (MG) e polos de distribuição em São Paulo e Belo Horizonte.

Endereços na internet 
www.grupoutam.com.br
www.facebook.com/cafeutam
www.facebook.com/utam.uno
http://instagram.com/cafe.utam
http://instagram.com/utam.uno
http://instagram.com/utamfoodservice
http://lojautam.com.br 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp