03/07/2023 às 20h59min - Atualizada em 04/07/2023 às 20h05min

Aprenda a economizar dinheiro em viagens internacionais

Planejamento é fundamental para quem pretende viajar para fora do país; confira as dicas de como se programar e economizar

SALA DA NOTÍCIA Redação
https://wise.com/br/
Divulgação

O meio do ano se aproxima, assim como um dos mais populares períodos de férias e viagens. Segundo a plataforma Statista, os gastos com turismo global em 2023 devem ultrapassar os números reportados em 2019, ainda na pré-pandemia. Com a volatilidade do câmbio, se organizar com antecedência e conhecer as possibilidades de economizar dinheiro vêm a calhar.

Pensando nisso, a Wise, empresa global de tecnologia que está construindo a melhor maneira de movimentar dinheiro ao redor do mundo, listou algumas dicas de como se planejar melhor para viagens internacionais. Os usuários podem acessar a Wise tanto na web quanto em dispositivos móveis iOS e Android.

 

Abra uma conta internacional

As contas internacionais permitem aos viajantes ter saldo em diferentes moedas, como real, dólar, euro, pesos mexicanos e libras, entre outras. No caso da Wise, são mais de 50 moedas disponíveis. Para a conversão, a Wise usa o câmbio comercial - ou seja, aquele mostrado no Google. O usuário da conta tem a comodidade de poder pagar pela conversão com Pix a qualquer momento do dia durante os sete dias da semana e ter seu saldo disponibilizado instantaneamente na conta. Depois disso, o cliente consegue gastar como um morador local em mais de 170 países com um cartão de débito internacional

 

Invista em um cartão internacional

De acordo com informações do Banco Central, 18% dos gastos realizados por brasileiros no primeiro trimestre de 2023 foram com cartão de crédito - o que representa mais de R$ 4 milhões.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), os gastos de brasileiros com cartões nos EUA e na Europa somam mais de R$ 40 bi em 2022.

No caso da Wise, o IOF cobrado para compras internacionais é apenas o de conversão de moedas, de 1,1%. Nem o cartão físico, nem o digital têm custo de manutenção ou inatividade, e é possível manter até três cartões digitais diferentes. Além disso, os saques com o cartão da Wise no exterior são gratuitos. 

"O cartão é uma ótima alternativa porque a pessoa desembarca tendo em mãos um método de pagamentos seguro, confiável, econômico e amplamente aceito. Ele estará pronto para ser usado em qualquer estabelecimento ou e-commerce que aceite cartão de débito internacional como forma de pagamento, além da possibilidade de realizar saques em caixas eletrônicos, se for necessário", explica Pedro Barreiro, líder de Parcerias Bancárias e Expansão da Wise no Brasil.

 

Programe-se com antecedência

O mercado de câmbio é volátil e imprevisível, então se as suas férias incluirão um destino internacional, o ideal é se planejar com alguns meses de antecedência - quanto mais tempo, maiores serão as chances de economizar na conversão do real para outras moedas. O ideal é comprar aos poucos a moeda estrangeira, conseguindo, assim, fazer um preço médio do câmbio.

 

Faça da tecnologia uma aliada

Muitas vezes os aplicativos disponibilizam recursos ainda pouco conhecidos pelos usuários. Uma das ferramentas da Wise permite consultar ou receber notificações sobre todas as moedas que a plataforma trabalha. Basta o usuário definir entre quais moedas pretende converter e a Wise mostra o valor atual do câmbio e um gráfico com as variações nos últimos meses ou anos.

Também é possível criar alertas para receber desde notificações diárias com a taxa de câmbio escolhida como também programar conversões automáticas para quando o câmbio desejado for alcançado. Esse acompanhamento ajuda a economizar e, com os alertas e programações, o cliente não precisa lembrar de procurar os valores diariamente.

 

Entenda os custos

Conhecer as tarifas envolvidas na contratação e uso do serviço fará com que a economia se torne ainda maior. "A Wise apresenta todos os custos envolvidos nas transações de antemão, de forma transparente e bem fácil de entender. A todo instante, você sabe exatamente quanto está gastando e quanto vai receber", pontua Barreiro.

Segundo o executivo, é possível chegar a um país estrangeiro com um cartão pronto para ser usado e sem precisar se preocupar com as variações cambiais e cobranças extras das instituições financeiras a cada transação. "Uma vez criado o seu saldo na moeda do destino, é como se você tivesse um cartão local, gastando apenas o valor de cada compra", complementa.

A conta ainda permite a manutenção de saldo em mais de 50 moedas em um único cartão - o que se torna útil nos casos de viagens que passam por países diferentes. O pagamento é debitado automaticamente na moeda em que a compra foi realizada.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp