26/06/2023 às 15h29min - Atualizada em 27/06/2023 às 00h02min

Novo ponto turístico capixaba: maior réplica de salto da Baleia Jubarte do Brasil

Instalada na sede do Projeto Baleia Jubarte, em Vitória, a escultura celebra as gigantes do mar que, entre os meses junho a outubro, encantam turistas pela costa capixaba

SALA DA NOTÍCIA Foco Comunicação
Projeto Baleia Jubarte
Divulgação
A temporada de observação das baleias jubarte já começou e, neste ano, a vinda dos grandes cetáceos deixa também um legado belíssimo ao turismo capixaba: a mais alta réplica de salto de baleia jubarte do Brasil. O monumento com 12 metros de altura se destaca na paisagem da Praça do Papa, local onde também fica a sede do Projeto Baleia Jubarte (PBJ). A escultura contou com a participação de artesãos experientes, incluindo o artista Gildo de Alfaia da Silva, que veio de Parintins e tem atuado há muitos anos no Carnaval de Vitória.  Agora, durante o ano inteiro, os capixabas poderão observar a grandiosidade desses animais, é o que destaca Paulo Rodrigues, coordenador do PBJ.

“As jubartes vem ao nosso litoral entre os meses de junho a outubro para acasalar e, somente em novembro, elas retornam para as águas subantárticas. Com o trabalho de conservação ambiental e sensibilização promovido pelo Projeto conseguimos tirar esse animal fantástico do risco de extinção e tornar a observação dos mesmo uma forma de turismo ecológico, gerar renda e empregos sem prejudicar a fauna marinha. Temos uma expectativa positiva para essa temporada”, comemora Paulo Rodrigues, coordenador do Projeto no Espírito Santo.

Além da réplica do salto da baleia, o espaço do Projeto é uma excelente opção de passeio e turismo em Vitória. O local conta com um museu da baleia com réplicas e painéis, bem como recursos interativos para ensinar sobre conservação da fauna marinha e sustentabilidade. Com funcionamento de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, a entrada custa apenas R$ 10.

Expectativa positiva para a temporada 2023
De acordo com levantamento do Projeto Baleia Jubarte, em 2022, mais de 30 mil baleias passaram pela costa do Brasil na última temporada, grande parte dessas foram avistadas no Espírito Santo. “São esperados 50% a mais de indivíduos nesta temporada”, adianta Paulo Rodrigues.

Para quem tem interesse em ver as baleias em alto mar, o Projeto Baleia Jubarte recomenda algumas operadoras parceiras, com profissionais capacitados em educação ambiental e sustentabilidade. A lista está disponível no site www.baleiajubarte.org.br/operadoras-vitoria.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp