06/03/2021 às 00h00min - Atualizada em 06/03/2021 às 00h00min

Governo cobra municípios para intensificar vacinação

Da Redação
Julio Cavalheiro/Secom
Com o colapso no sistema de saúde de Santa Catarina, com 99% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ocupados, a Secretaria de Estado da Saúde, emitiu ma nota de alerta aos municípios catarinenses com algumas recomendações para que a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 seja intensificada em todo o estado.

De acordo com o documento, os municípios devem definir estratégias para que, a partir do recebimento de nova remessa de doses, seja dada imediata continuidade à aplicação das vacinas nos grupos prioritários pactuados em CIB e elencados no Plano Estadual de Vacinação. O principal objetivo é acelerar a campanha em todo o estado. 

“O estado tem recebido pequeno quantitativo de doses, mas elas têm vindo com certa frequência, praticamente todas as semanas, portanto essas doses não podem ficar paradas. A nossa orientação é para que elas sejam aplicadas assim que chegarem aos municípios. Caso um município encerre a vacinação nos idosos com 80 ou mais, por exemplo, tem autonomia para iniciar a vacinação nos idosos com 79 anos, 78 anos e assim sucessivamente”, explica a gerente de imunização da DIVE/SC, Arieli Fialho. 

Estratégias de vacinação 

No documento, são citados alguns formatos de organização, para acelerar a aplicação e cumprir as medidas de prevenção. Algumas opções são a ampliação do horário de atendimento ou oferecimento de horários alternativos para vacinação; a realização de atendimento domiciliar para pessoas com dificuldade de locomoção; aplicação no esquema drive-thru, e a busca ativa nos grupos prioritários que apresentam baixa cobertura. 

Atualmente, Santa Catarina já vacinou mais de 261 mil pessoas. Porém, esse número ainda é muito pouco perto da população total do estado. Segundo especialistas, para que a pandemia seja cessada, o ideal é que pelo menos 70% da população seja vacinada. Atualmente, menos de 4% dos catarinenses recebeu algum tipo de imunização.
Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp