26/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 26/01/2021 às 00h00min

Lixo: 18 cidades catarinenses recebem recursos do Ministério do Meio Ambiente

Da Redação
Divulgação
Municípios de Santa Catarina vão receber recursos do MMA (Ministério do Meio Ambiente) para implementar e melhorar a gestão do lixo em suas cidades.

No estado, os recursos também vão ser utilizados para o treinamento de catadores de um consórcio presente em 18 municípios. Ao todo, mais de 520 mil brasileiros serão beneficiados pelas ações, de acordo com o Ministério. Alagoas é o outro estado beneficiado.

Santa Catarina será contemplada no âmbito do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (CISAMA), em Lages. Os valores serão dirigidos para a organização e fortalecimento das cooperativas de catadores nas cinco microrregiões onde ficam as centrais de gerenciamento de resíduos sólidos da Serra Catarinense.

Dois dos municípios contemplados abrigam o Parque Nacional de São Joaquim, Urubici e Bom Jardim da Serra, que estão sendo beneficiados por outra ação do MMA: a inclusão do parque na agenda de concessões, criada para atrair investimento privado para a proteção ambiental e estruturar o ecoturismo em parques nacionais, impulsionando a economia local.

As ações fazem parte do programa Lixão Zero, que apoia estados e municípios na destinação adequada de resíduos.
O Programa Nacional Lixão Zero é parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e, conforme informações do MMA, está inserido no âmbito da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana e "objetiva subsidiar os estados e municípios na gestão dos resíduos sólidos urbanos, com foco na disposição final ambientalmente adequada".
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp