11/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 11/01/2021 às 00h00min

Pesquisador da UFSC destaca confiabilidade das vacinas

Da Redação
República Portuguesa – XXII Governo
Em entrevista concedida à Rádio Jovem Pan durante a última semana, o pesquisador Oscar Bruna-Romero, do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (MIP) do Centro de Ciências Biológicas (CCB) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) falou sobre a segurança das vacinas contra o coronavírus.

Em tempos de negacionismo à ciência, Romero ressaltou a importância das pesquisas e dos estudos. Na entrevista, o professor explicou as diferenças entre as tecnologias de vacinas e reforçou que, apesar de as vacinas contra o novo coronavírus terem sido desenvolvidas nos últimos meses, as “plataformas” usadas estão em estudo há cerca de 15 anos.

As plataformas são os veículos usados para transportar as proteínas do vírus e provocar a resposta imunológica do organismo humano (adenovírus, RNA). As outras vacinas, que usam vírus inativados, são ainda mais seguras, pois vêm sendo utilizadas e aperfeiçoadas há décadas.

“É bom confiar que o método da ciência funciona”, ressaltou o pesquisador. Ele exemplificou que a expectativa de vida dos brasileiros na década de 1940 era de 53 anos e hoje passa de 80 anos, graças não apenas às vacinas, mas aos avanços da medicina e melhoria das condições sanitárias.
Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp