05/01/2021 às 00h00min - Atualizada em 05/01/2021 às 00h00min

'​Santa Catarina é referência nacional’, diz novo responsável pela segurança do estado

Da Redação
Peterson Paul / Secom
O novo responsável pela segurança pública de Santa Catarina, coronel Charles Alexandre Vieira, diz que os órgãos do setor no estado são modelos para o país. Comandante do Corpo de Bombeiros, ele assumiu como presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, nomeado pelo governador Carlos Moisés (PSL) nesta última segunda-feira.

A solenidade de posse foi realizada por videoconferência com o governador Carlos Moisés e todos os integrantes do Colegiado. Ele substitui Paulo Koerich, delegado-geral da Polícia Civil, que esteve na presidência durante o ano de 2020 e permanece como membro do Colegiado.

O novo presidente do Colegiado se disse preparado para liderar a gestão da pasta ao longo deste ano. O coronel Vieira defendeu a integração da Segurança Pública com os outros setores do Governo do Estado.

"Diversos fatores impactam na violência e na criminalidade. A solução dos problemas estruturais permeia a atuação articulada e exitosa das demais políticas governamentais. Santa Catarina já se tornou referência nacional ao implantar um Colegiado", afirmou Vieira.

"Todos nós da Segurança Pública conseguimos atingir os objetivos que almejávamos mesmo com todas as adversidades enfrentadas em 2020. Alcançamos um valor inestimável que é a preservação de vidas", avaliou Koerich.

Durante a solenidade, o governador ressaltou a importância de nomear pessoas do ramo para cuidar da segurança. "É um compromisso nosso fazer com que a Segurança Pública esteja nas mãos de quem entende. Nossos números mostram que está dando certo. Todos os órgãos de segurança de Santa Catarina são modelos para o país e é positivo para os catarinenses que estejam à frente da tomada de decisões", disse o governador durante a solenidade.

CARREIRA.

Natural de Florianópolis, o coronel Vieira tem mais de 30 anos de serviços prestados ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Ele tinha 18 anos quando ingressou na corporação.

Vieira é bacharel em Administração de Recursos Humanos (Faculdade Borges de Mendonça) e pós-graduado em Administração Pública (Udesc) e Administração de Segurança Pública e Gestão de Serviços de Bombeiros (Unisul).
Além de assumir a presidência do Colegiado, o comandante-geral continua à frente do CBMSC, função que exerce desde junho de 2019.

COLEGIADO.

Desde 2019, o colegiado formado pelos chefes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Instituto Geral de Perícias (IGP) é responsável por gerir a Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Eles se revezam na presidência do Colegiado a cada ano. Em 2019 e 2020 os presidentes foram o então comandante-geral da PMSC, coronel Araújo Gomes, e o delegado-geral Paulo Koerich, respectivamente. Em 2022, assumirá o perito-geral do IGP.
Link
Notícias Relacionadas
Comentários »
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp