12/12/2021 às 11h35min - Atualizada em 12/12/2021 às 11h35min

Verstappen vence corrida histórica e conquista o primeiro título na Fórmula 1

Marcos Eduardo Carvalho
Twitter

Max Verstappen é campeão mundial de Fórmula 1 na temporada 2021! Neste domingo (12), ele venceu o GP de Abu Dhabi, no circuito da Yas Marina, nos Emirados Árabes, em uma prova histórica.

Em segundo lugar, ficou Lewis Hamilton, da Mercedes. Agora, Hamilton continua como heptacampeão mundial, não consegue ultrapassar Michael Schumacher em títulos e fica com vice-campeonato.

Em uma decisão histórica, onde os dois pilotos chegaram empatados em pontos para esta última prova, eles disputaram 58 voltas, curva a curva, para decidir o caneco.

Além disso, a prova deste final de semana marcou a despedida de um dos pilotos mais antigos do grid. O campeão mundial de 2007, o finlandês Kimi Raikkonen, da equipe Alfa Romeo, encerra a carreira vitoriosa, aos 42 anos. Ele estreou na categoria em 2001, chegou a parar uma vez e depois voltou.

Em uma largada espetacular, Hamilton assumiu a ponta da prova, com mais tração. Ainda na primeira volta, com pneu macio, Verstappen tentou reassumir, eles se tocaram, Hamilton saiu da pista e voltou ainda em primeiro.

No entanto, o enrosco não teve investigação e Hamilton, que estava com pneu médio, começou a abrir vantagem, superior a um segundo, uma grande vantagem naquele momento.

Nesse meio tempo, Lando Norris, da McLaren, que largou em terceiro lugar, acabou perdendo duas posição, caiu para quinto e ficou longe da briga.

Enquanto isso, o outro piloto da Mercedes, o finlandês Valtteri Bottas estava em oitavo lugar, longe de ajudar Hamilton.

Nas voltas seguintes, o britânico abriu vantagem sobre o holandês. Mesmo Verstappen com pneu macio e Hamilton com médio.

Controle

Desta forma, o piloto da Mercedes estava com a corrida sob controle, em uma diferença que passou dos cinco segundos.

Assim, na volta 14, Verstappen arriscou, parou primeiro e colocou pneus duros, para ir até o final da prova. Ele voltou em quinto, mas logo passou Norris.

Em seguida, Hamilton também parou para trocar, tentando voltar ainda na frente de Verstappen para seguir na frente da briga pelo título. E voltou em segundo, atrás de Sergio Perez. Ele também colocou pneus duros.

Verstappen, então, ficou enroscado em Carlos Sainz, da Ferrari, que estava com pneus macios. E Hamilton ia abrindo mais vantagem, com pista livre, em segundo lugar.

Depois, na volta 20, Hamilton chegou em Perez, que ainda não tinha parado, e huve uma disputa espetacular, com o inglês passando e o mexicano dando o troco. A vantagem para Vesrstappen ali caiu para quatro segundos.

A ultrapassagem final veio na volta 21, mas ali o holandês já tinha apenas dois segundos atrás. Assim, tirou seis segundos para Hamilton. E Verstappen logo passou o companheiro.

No mano a mano, a vantagem do inglês estava em 1,7 segundos, com pista livre e sem previsão mais de parada para troca de pneu.

Depois, na volta 27, Raikkonen, com problema no freio, teve que abandonar. Foi o último ato dele na categoria.

Safety Car

Mais tarde, na volta 36, um virtual Safety Car foi acionado, mas isso não mudou a distância entre os pilotos. Ainda assim, Verstappen parou para trocar pneu e tentar ir até o final da pista, em uma última cartada.

Porém, desta vez, Hamilton não parou e abriu mais de 23 segundos de vantagem, mas com pneus usados e com 20 voltas para o final. Com a volta da prova, a distância ficou em 17 segundos.

E, quando tudo parecia definido, Nicolas Latifi bateu sozinho, a cinco voltas do final, e aí o Safety Car entrou na pista, acabando com toda a vantagem.

Além disso, Verstappen parou de novo, colocou pneu macio e Hamilton optou por continuar na pista. “Isto é inacreditável, cara”, disse Hamilton via rádio.

Na última volta, a única para valer no final, Verstappen ultrapassou e ficou com o título.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp