26/10/2021 às 14h23min - Atualizada em 26/10/2021 às 14h23min

Jogadores do Brusque divulgam manifesto contra a perda de 3 pontos no STJD após caso de racismo

Marcos Eduardo Carvalho
Reprodução
O jogadores e os funcionários do Brusque emitiram nesta terça-feira (26), um manifesto em que criticam a decisão do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) de tirar três pontos da equipe ainda no início do segundo turno.

Isso porque, no jogo contra o Londrina, na 20ª rodada, no estádio Augusto Bauer, um membro da diretoria proferiu, das arquibancadas, ofensas raciais contra o jogador Celsinho, do time paranaense.

Assim, o ato foi registrado na súmula e o Quadricolor perdeu três pontos, além de pagar uma multa de R$ 60 mil.
Agora, o clube está com 35 pontos, apenas três acima da zona de rebaixamento e teme a queda para a Série C, um ano após a volta.

Após a leitura do manifesto, os atletas participaram de uma entrevista coletiva, onde o atacante Edu foi um dos que mais falou.

“A gente se posicionou, não se omitiu, sabe a gravidade da nota que o clube postou. Mas hoje o maior prejudicado é o grupo de atletas, funcionários, que está aqui”, disse o atleta.

Depois, ressaltou que, dentro do grupo, não existem pessoas racistas.

“Nossas conquistas foram sempre dentro de campo, com trabalho. E é muito triste para nós, atletas, sermos tratados como racistas. Isso não condiz com a nossa índole, com o que nós somos. A pessoas que cometeu o ato já foi identificada e ela tem que ser punida. Não a gente, que está jogando”, disse.

“Se não tivesse identificado o infrator, aí sim (deveriam punir). Mas, no caso, não é justo punir o grupo de atletas que tem a sua família e com certeza a gente vai ser muito prejudicado perdendo esses três pontos que a gente conquistou dentro de campo”, afirmou Edu.

O manifesto

Leia, a seguir, o manifestou completo dos jogadores do Brusque, que foi assinado por todos eles e também pelos funcionários:

“MANIFESTACÃO
Atletas e Funcionários do Brusque Futebol Clube
Os Atletas e demais Funcionários do Brusque Futebol Clube vem a público se manifestar sobre a Decisão proferida pela 5a Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, que determinou a perda de 3 pontos na disputa do Campeonato Brasileiro da Série B, 2021.
Nossa equipe de trabalho é formada, em sua grande maioria, por afrodescendentes.
Somos contra todo e qualquer ato de racismo ou qualquer outra forma de discriminação. Desde o episódio ocorrido no dia 28/08/2021 durante a partida disputada entre Brusque Futebol Clube e Londrina Esporte Clube, temos nos manifestado através de nossas redes sociais particulares, em entrevistas e nos ajoelhado em campo para protestar contra o racismo, do qual alguns de nós já foram alvo.
Entretanto, essa história tem um outro lado.
O nosso lado. O lado que ninguém ouviu. O lado de um grupo de pessoas que trabalha e luta, com sangue e suor, não só pelo Brusque Futebol Clube, sua torcida e cidade que representa, mas por nós, por nossas famílias. O futebol é nossa forma de sustento. Dependemos do resultado dentro de campo, para prover este sustento, para continuar no jogo.
Foi com esse trabalho e luta que subimos, 2 anos consecutivamente, e que conquistamos os pontos na Série B. Estes pontos foram conquistados por nós, por este grupo de trabalho, DENTRO DE CAMPO.
A perda de pontos através de uma decisão do tribunal, não penaliza quem praticou o ato. Penaliza a nós, ao nosso trabalho e pode comprometer o nosso futuro. Nós, que não cometemos nenhum ato de racismo e não nos beneficiamos dele.
Respeitamos o Tribunal e as autoridades constituídas, mas não conseguimos entender e aceitar, que sejamos penalizados coletivamente, por um ato praticado por uma pessoa, que foi individualizada e severamente punida, com multa e suspensão. Não faz sentido, não é socialmente aceitável, que a Lei puna um grupo de pessoas, por um ato praticado por UMA única pessoa.
Por estes motivos, os Atletas e demais Funcionários do Brusque Futebol Clube vem a público expressar sua posição e pedir a este Tribunal que analise e entenda a nossa posição, para que não haja perda dos pontos, pois isso afetará severamente as diversas famílias que dependem desta oportunidade de vida para seguir seus sonhos e dar condições melhores para suas famílias”.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp