31/10/2020 às 00h00min - Atualizada em 31/10/2020 às 00h00min

Feriado prolongado é desafio para cidades da região; Florianópolis tem mais de 80% dos leitos de UTI ocupados em hospitais públicos

Marcos Eduardo Carvalho
Ricardo Wolffenbuttel/ SECOM
Com a chegada do feriado prolongado por conta do Dia de Finados, na segunda-feira, dia 2 de novembro, a preocupação com a aglomeração nas praias virou uma preocupação e, ao mesmo tempo, um desafio para as autoridades em Santa Catarina neste final de semana.

Tanto é que o MP-SC (Ministério Público de Santa Catarina) enviou uma recomendação ao prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), para que tome várias medidas de segurança sanitária durante o período para evitar o avanço de casos do novo coronavírus. A Grande Florianópolis está classificada atualmente como de ‘Risco Grave’ pelo governo do estado. Santa Catarina, nesta semana, vem registrando mais de 2.000 casos diários da Covid-19.

Assim, o MP notificou a prefeitura a fiscalizar as aglomerações em locais como praias, casas noturnas e bares. A recomendação foi feita já na quarta-feira.

Um dia antes, inclusive, os prefeitos de Florianópolis, Biguaçu, Palhoça e São José já haviam se reunido para tratar uma estratégia visando minimizar os problemas.

De acordo com o Ministério Público, uma das preocupações é com o risco de colapso do sistema de saúde, que tinha 84,66% dos leitos de UTI adultos ocupados em Florianópolis nos hospitais públicos. Em alguns hospitais privados, a lotação chega ao 100%. Alguns hospitais, inclusive, suspenderam cirurgias eletivas este mês.

O governo do estado também informou durante a semana que terá equipes de fiscalização nas ruas das principais cidades, para acompanhar e tentar minimizar as aglomerações. 

"Ficou acertado que a Vigilância Sanitária irá fiscalizar restaurantes, hotéis e bares para avaliar o cumprimento das regras sanitárias referente à pandemia de Covid-19”, afirma Raquel Bittencourt, superintendente da Vilância de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde. “A Vigilância estadual e suas regionais irão a campo durante todo o feriado para apoiar as demandas dos municípios”.

O estado também emitiu nota orientando as pessoas a terem cuidados sanitários nos cemitérios durante o Dia de Finados, na segunda-feira.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp