23/07/2021 às 20h45min - Atualizada em 23/07/2021 às 20h45min

Palhoça conclui sinalização de ciclofaixa na Avenida Barão do Rio Branco

Da Redação
Divulgação
A prefeitura de Palhoça concluiu, nesta semana, a sinalização da ciclofaixa que acompanha o passeio de pedestres da Avenida Barão do Rio Branco, a principal via de acesso ao Centro de Palhoça. A utilização da bicicleta como modal de transporte é uma tendência internacional e uma necessidade em um mundo que volta os holofotes para a sustentabilidade e busca reencontrar um equilíbrio saudável no cotidiano, diante da ameaça do coronavírus.

“Cidades do futuro focam o planejamento na mobilidade ativa. Nós precisamos criar novas opções para a circulação de pessoas, para criar uma cultura mais sustentável, com menos automóveis nas ruas e mais pedestres e ciclistas”, reflete a arquiteta Kristy Cardoso Fabre, que comanda a Secretaria de Infraestrutura e Saneamento do município de Palhoça.

A aposta nas ciclofaixas também pode ser verificada em outras duas ruas importantes do município que estão passando por um processo de revitalização: a Avenida Aniceto Zacchi, na Ponte do Imaruim; e a Avenida Atílio Pagani, principal corredor de deslocamento no Pagani, que interliga vários bairros e dá acesso a locais estratégicos, como a sede administrativa municipal, o Shopping ViaCatarina e o Firenze Business Hotel.

“Nós estamos aplicando em Palhoça o que tem sido trabalhado no mundo todo em termos de urbanismo sustentável. Precisamos destinar espaços cada vez maiores para ciclistas e pedestres, até porque, no Brasil, 36% dos deslocamentos diários da população são realizados a pé. Precisamos estimular isso cada vez mais. Reduzindo a circulação de carros no nosso sistema viário, teremos um trânsito mais fluído e com menor emissão de poluentes”, define o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia (PSD).

A ampliação das ciclofaixas é uma tendência mundial, especialmente neste “novo normal” provocado pela pandemia de Covid-19. Cidades como Barcelona, Berlim, Paris, Milão, Nova York e Lima têm ampliado ruas e calçadas para acomodar os corredores destinados a usuários de bicicleta ou estão acelerando seus programas de criação de novas rotas ciclísticas. “A opção pelos deslocamentos com a utilização de bicicletas é amplamente recomendada pela Organização Mundial da Saúde, porque ajuda a reduzir a poluição, ajuda a manter a população saudável e a melhorar a imunidade, em razão do exercício físico, e também contribui para o distanciamento social”, enumera Kristy.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp