16/07/2021 às 16h17min - Atualizada em 16/07/2021 às 16h17min

Epagri finaliza safra da tainha em Palhoça

Da Redação
Divulgação
A safra de tainhas deste ano conseguiu superar as marcas alcançadas pelos pescadores durante a temporada do ano passado. Em 2020, somente em Palhoça, os pescadores retiraram do mar cerca de 101 mil quilos de tainhas e neste ano, 2021, a temporada foi finalizada nesta quinta-feira (15) e contabilizou o montante de 140 toneladas do pescado. “Estávamos confiantes na vontade dos nossos pescadores para esta temporada, todos sabíamos que conseguiríamos fazer um belo trabalho juntos e foi o que aconteceu. Os homens do mar estão de parabéns”, destacou o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

Segundo o levantamento feito pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), foram 95 mil tainhas capturadas desde o início da safra, em maio, e a maioria delas foi retirada do mar de forma artesanal, através da pesca de arrasto. “Os pescadores artesanais unidos venceram as estruturas da pesca de malha anilhada, foram 75 toneladas pescadas de arrasto e 65 toneladas pescadas com malha costeira. Nessa disputa saudável quem ganha é o consumidor, que pode saborear uma das comidas típicas da região”, explicou o secretário de Maricultura e Pesca de Palhoça, Flávio Martins. 

A safra da tainha será aberta novamente para pesca de arrasto somente em primeiro de maio de 2022, que corresponde à época do ano em que os peixes deixam a Lagoa dos Patos, no Rio Grande do Sul, e nadam em direção ao litoral de Santa Catarina.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp