13/07/2021 às 17h03min - Atualizada em 13/07/2021 às 17h03min

Praça 7 de Setembro será reinaugurada no dia 25 de julho em Palhoça

Da Redação
Divulgação
Erguida em 1932, a Praça 7 de Setembro é símbolo das belezas naturais e do desenvolvimento conquistado pela cidade de Palhoça. Depois muito estudo sobre os impactos econômicos positivos de uma revitalização, o local será reinaugurada no próximo dia 25 de julho, quando será acionado o novo chafariz com iluminação de LED. “Vamos fazer um evento que os cuidados com as saúde permite, com recreação, feira de artesanatos, som ao vivo, tudo em homenagem à história da nossa cidade”, enfatizou o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia (PSD). 

Inicialmente criada para ser o ponto onde as pessoas se encontrariam no centro executivo de Palhoça, a praça é o retrato de como o desenvolvimento atualiza a paisagem urbana da cidade.

“A história conta que dois funcionários eram responsáveis por organizar a praça e deixar tudo arrumado para as festividades. Seu Neca e Seu Flor, como eram conhecidos, deixavam a praça bonita ao ponto de ser considerada 'A Rainha do Litoral Catarinense' na década de 70”, relata o jornalista e historiador João José da Silva. A referência criada pelos funcionários passava por esculpir animais em pés de arcipreste, então era possível ir à praça e identificar árvores com a forma de cachorro, gato e pássaro. “Era como se a praça fosse um jardim da igreja e tudo isso formava o centro de Palhoça, que ainda era um município rural em grande parte”, explica o João.

A preservação das instalações da praça, mantendo os conceitos desde a fundação, também passam pela renovação da pintura do relógio de sol, construído entre 1999 e 2000, pelo artista uruguaio Felix Carbajal. O relógio solar palhocense foi um dos últimos da carreira do artista uruguaio, que também construiu relógios em Blumenau, Gaspar e Itajaí, antes de falecer em 2005, aos 100 anos de idade.

A programação da reinauguração terá área de recreação, torneio de dominó, apresentação teatral do projeto cultural da fundação de esporte e cultura, escolinha de trânsito pela Guarda Municipal de Palhoça, música ao vivo, feira de artesanatos e exposição de carros antigos. A reinauguração da Praça 7 de Setembro está marcada para domingo, dia 28 de julho, às 10 horas da manhã, quando será feito o descerramento da placa e acionamento do chafariz instalado.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp