19/03/2024 às 00h00min - Atualizada em 19/03/2024 às 00h00min

Projeto Conhecer São José apresenta a estudantes história do Município

Prefeitura de São José
Para valorizar e difundir a cultura e a história de São José, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo desenvolve o projeto Conhecer São José. A iniciativa proporciona visitas monitoradas ao Centro Histórico para estudantes e grupos.

A turma do 4º ano do Centro Educacional Municipal (CEM) Morar Bem, localizado no bairro Serraria, participou do projeto Conhecer São José na sexta-feira (15).

O tour começa pelo Museu Histórico Municipal, que funciona em um prédio construído pela família Ferreira de Mello por volta de 1778. “O museu abriga um acervo de cerca de 3.500 peças, incluindo uma espada que foi um presente do Imperador Dom Pedro II em visita a São José”, explicou a historiadora Luciane Dutra.

A turma do CEM Morar Bem também conheceu os elementos culturais e históricos que compõem as praças Arnoldo de Souza e Hercílio Luz, a exemplo do monumento que faz referência aos primeiros imigrantes vindos do arquipélago dos Açores.

Na sequência, percorreram os demais atrativos, como o Theatro Adolpho Mello, que é o mais antigo de Santa Catarina e 3º mais antigo do Brasil em funcionamento, inaugurado em 1856. Passaram pela Casa da Cultura, que no passado abrigou a Casa de Câmara e Cadeia; a igreja; e a Bica da Carioca, que já foi um lavadouro público em 1840, fornecendo água potável à população.

A opinião dos visitantes foi de encantamento. “Eu amei! Estou pensando até em convidar meus pais para virem aqui”, comentou a aluna Maria Fernanda Prates Coelho, de 9 anos.

A professora Danieli Miranda destacou a importância da experiência, ressaltando a conexão com os aprendizados em sala.  “Todos esses ensinamentos reforçam o que estamos trabalhando, especialmente sobre a história de São José em razão do aniversário de 274 anos da cidade. Além disso, esse passeio é um divertimento, que promove integração”, detalhou.

O coordenador do museu, Ney Platt, enfatizou a riqueza do Centro Histórico de São José, convidando outras escolas e grupos a participarem do projeto gratuitamente. “Temos muitos casarios históricos, alguns até tombados como patrimônio. Contamos histórias de pessoas que viveram e fazem parte da história de São José. O tour completo dura cerca de 2 horas, mas podemos adaptá-lo conforme a disponibilidade dos visitantes”, explicou.

Para agendar uma visita ao Projeto Conhecer São José, basta entrar em contato pelo telefone (48) 3381-0000, Ramal 2519, ou pelo e-mail: [email protected].
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp