08/03/2024 às 00h00min - Atualizada em 08/03/2024 às 00h00min

São José prepara três obras de iluminação pública para o primeiro semestre

A iluminação pública da Avenida Governador José Boabaid, na Área Industrial de São José, foi modernizada em 2023. Foto: Quantum/Divulgação
Mais vias públicas de São José (SC) ganharão iluminação branca, da tecnologia LED. Das cerca de 26.100 luminárias que compõem o parque de iluminação pública josefense, 18.500 (71%) já foram modernizadas para LED, o que confere ar de modernidade à cidade, com mais segurança, economia, beleza e sustentabilidade. Agora, entre os meses de abril e junho, será modernizada a iluminação pública das novas avenidas que envolvem a ligação de alguns bairros como Areias, Forquilhas, Potecas, Real Parque e Sertão do Maruim (veja abaixo). Ao todo, serão 4.250 metros de rede, com 192 postes e 192 luminárias LED, além de outras 05 luminárias LED decorativas.

O trabalho será realizado pela Quantum Engenharia, que trabalha com soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas, utilizando lâmpadas LED, que emitem luz branca com índice de 70% da percepção das cores, contra 30% das lâmpadas comuns. Ou seja, ampliam a visibilidade nos espaços, gerando mais segurança à noite. Além disso, consomem 50% menos energia elétrica do que as tradicionais, duram cerca de 5x mais e são ecologicamente responsáveis, tendo 98% de seus componentes recicláveis, o que contribui para a preservação ambiental. Também não possuem elementos tóxicos em sua composição, ao contrário das lâmpadas de descargas, que possuem mercúrio, material altamente poluente e prejudicial à vida.

Em 2023, a eficientização do sistema de iluminação pública josefense trocou 5.500 luminárias equipadas com lâmpada vapor metálica e vapor de sódio por luminárias de LED. O trabalho contemplou os bairros Distrito Industrial, Flor De Nápoles, Praia Comprida, Fazenda Santo Antônio, Ipiranga, São Luiz, Real Parque, Roçado, Jardim Cidade de Florianópolis e Potecas. 

Obras previstas para o período primeiro semestre:

Avenida Beira-Rio, entre os bairros Sertão do Maruim e Forquilhas. A nova rede aérea de iluminação pública terá aproximadamente 2,5km de extensão, 72 postes metálicos ornamentais de 12m, 72 luminárias viárias com tecnologia LED até 200W e quadros de comando de iluminação pública.
Avenida de ligação entre a Av. das Torres e a Rua João José Martins, entre os bairros Areias e Real Parque. Terá aproximadamente 950m de extensão e receberá rede aérea de iluminação pública com 56 postes de concreto de 11m, 02 postes metálicos de 08m, 60 luminárias viárias de tecnologia LED até 200W e quadros de comando de iluminação pública.
Avenida de ligação entre a Av. Lisboa, a Av. José Nazareno de Souza e a Rua Vista Alegre, contemplando os Loteamentos Lisboa, Vista Alegre e Recanto da Natureza, nos bairros Potecas e Forquilhas. Terá aproximadamente 800m de extensão e receberá rede aérea de iluminação pública com 50 postes de concreto de 11m, 07 postes metálicos de 08m, 05 postes de fibra de vidro de 05m, 47 luminárias viárias com tecnologia LED até 200W, 13 luminárias viárias com tecnologia LED até 100W, 05 luminárias decorativas com tecnologia LED até 65W e 04 quadros de comando de iluminação pública.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp