20/07/2023 às 17h24min - Atualizada em 21/07/2023 às 00h01min

Networking: a chave para o sucesso dos pequenos negócios

G4 Educação ensina como fazer contatos de forma estratégica

Rodrigo Aurelio Checchia Ferrari
https://g4educacao.com/
Freepik
 

Os pequenos negócios são fundamentais para a economia brasileira. Segundo um estudo do Sebrae, os negócios de menor porte são responsáveis por 8 em cada 10 empregos criados, gerando renda para milhões de pessoas. Mas como esses empreendimentos podem se manter competitivos e crescer em um cenário cada vez mais desafiador? Uma das respostas é o networking.

O G4 Educação, uma empresa de educação com foco na capacitação de empreendedores, explica que o networking é o ato de criar e manter uma rede de contatos profissionais, baseada na troca de informações e na colaboração mútua. O networking pode ser usado para se conectar com empresários, parceiros comerciais, clientes e outros agentes importantes da comunidade empresarial.

Um dos principais benefícios do networking para os pequenos negócios é a possibilidade de acessar novos mercados, parcerias e oportunidades. Por meio de uma rede de relacionamentos, é possível conhecer outros empreendedores e descobrir formas de trabalhar juntos para alcançar objetivos comuns. Além disso, a troca de informações e ideias pode ajudar os empreendedores a encontrar soluções inovadoras para problemas comerciais.

Outro benefício do networking para os pequenos negócios é o aumento da visibilidade. Participar de eventos e grupos pode ajudar o seu negócio a se destacar no mercado. É possível aproveitar a força do networking para obter mais clientes, parceiros e investidores. Ao aumentar a sua rede, os empreendedores podem acessar recursos e informações adicionais, pois terão um maior número de contatos com quem trabalhar.

Além disso, essa rede também pode ajudar os pequenos negócios a aumentar a sua credibilidade e autoridade. Ao construir relacionamentos com outros membros da comunidade empresarial, os empreendedores podem obter suporte, conselhos e referências para ajudar o seu negócio a crescer.

Mas como construir esses relacionamentos?

A primeira etapa para construir uma rede profissional é voltar alguns passos e definir qual objetivo se pretende alcançar. É importante ter em mente se está buscando conexões profissionais para ampliar os seus negócios, para obter informações ou conselhos ou para estimular o seu desenvolvimento pessoal. Uma vez que você tiver definido o objetivo da sua rede, será mais fácil direcionar a sua busca de conexões profissionais.

O próximo passo é encontrar as pessoas certas para fazer parte dela. Você pode usar seus contatos atuais, como amigos, familiares, colegas de trabalho, ex-colegas e outras pessoas. Você também pode usar as mídias sociais para estabelecer conexões com outros profissionais e empresários. Um destaque é o LinkedIn, pois ali os assuntos e interesses são voltados ao trabalho e negócios. Além disso, você pode procurar em eventos de entidades do segmento de interesse (como associações, entidades acadêmicas, entre outras) e grupos de interesse para conhecer pessoas que possam ajudá-lo a atingir seus objetivos.

Uma vez que você tenha encontrado algumas pessoas para fazer parte da sua rede, é importante não só estabelecer, mas também fortalecer essas conexões. Para isso, você pode usar as mídias sociais para manter contato e participar de conversas. Outra orientação valiosa é manter-se atualizado sobre o que acontece na área de atuação dessas pessoas, como as novidades, tendências e novas tecnologias disponíveis, para que você possa ter uma visão clara das necessidades delas.

É importante destacar que as conexões profissionais devem ser construídas a longo prazo; os relacionamentos de networking são como qualquer outro relacionamento - é preciso tempo e dedicação para que eles sejam bem-sucedidos. Portanto, você deve lembrar de manter contato com regularidade.

E lembra-se de ter em mente que networking é mais do que uma simples troca de contatos; é uma forma de colaboração e aprendizado mútuo que pode impulsionar o crescimento dos empreendedores e da economia brasileira.


Sobre o G4 Educação

O G4 Educação é uma edtech com foco em educação executiva, que se posiciona como a Evolução da Escola de Negócios com base em um framework de gestão horizontalizado focado no crescimento exponencial e durável. Com ele, qualquer empresa, de qualquer segmento, pode se desenvolver até alcançar um alto faturamento em um curto espaço de tempo. O G4 Educação atua com programas de educação executiva ministrados por referências do mercado com amplo track record, ancorados no princípio de trazer ao universo do empreendedorismo o conceito de que só ensina quem faz. A metodologia de ensino é baseada em um conteúdo altamente aplicável e atual, assim como em ferramentas práticas utilizadas pelas empresas mais inovadoras e valiosas do mundo, adaptadas à realidade brasileira.
Os programas são ofertados nas modalidades presencial e online e sua duração varia conforme o tema principal. O carro-chefe, nesse formato, é o G4 Imersão e Mentoria, que abrange frameworks e ferramentas de gestão, vendas e growth, sendo direcionado para donos de negócios e executivos do alto escalão que almejam potencializar seus negócios. Há ainda as edições mais específicas, focadas em Growth, Gestão de Pessoas, Sales e Customer Experience. Primeiro, os participantes assistem aulas com conceitos densos e baseados em benchmark e, posteriormente, recebem mentorias 100% personalizadas, cujo objetivo é criar estratégias para adaptar essas práticas para cada empresa, levando em conta seu modelo de negócio. Soma-se a isso o G4 Skills, software online B2B de cursos de extensão e treinamentos, e o G4 Comunidades, uma rede de relacionamento cujo foco é fomentar continuamente o ecossistema de educação e networking, contribuindo para a geração de negócios entre os membros.
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