13/07/2023 às 12h52min - Atualizada em 16/07/2023 às 00h00min

Jurimetria na prática: economia através da análise de dados, com Marina Cury e Fernando Durão

MCast traz detalhes da utilização de estatísticas na rotina jurídica

Ana Cristina Rosado
www.mandaliti.com.br
divulgação
A união entre advocacia e tecnologia é uma tendência que veio para ficar, principalmente através do uso de ferramentas que facilitem a rotina jurídica, permitindo que os advogados tenham mais tempo para desenvolver suas habilidades e estratégias. Mas como essas ferramentas funcionam na prática? Este é o tema do 5° episódio do MCast, o podcast do Mandaliti, trazendo reflexões sobre a jurimetria, e sua utilização estratégica na gestão de processos.
 
Neste episódio do MCast, participam os advogados Marina Cury (gerente jurídica da área trabalhista) e Fernando Durão (diretor jurídico), representantes de jurimetria do Mandaliti, para esclarecer o que é jurimetria, e como aplicá-la na prática jurídica. Sob a mediação de Camilla Duchatsch, a conversa aborda temas como a possibilidade de predição de tendências em decisões do Poder Judiciário através da jurimetria, a influência da ferramenta na gestão estratégica do contencioso de massa, principais desafios da jurimetria na advocacia, detalhes de como funciona a jurimetria na prática, dentre outros.
 
“A jurimetria trabalha dentro de um padrão pré-estabelecido, e traz a tendência de julgamento e decisões por pedido, por comarca, por juiz, por estado. Hoje em dia, muitas empresas têm um passivo legal que ofende o resultado e pesa muito no EBITDA do negócio. Com a utilização da jurimetria, por meio da análise de dados, é possível identificar as causas-raiz dos principais custos, e agir preventivamente para minimizá-los”, comenta Fernando Durão. Além disso, “a jurimetria recorrente consegue detectar mudanças no padrão da tendência dos magistrados, o que dá uma margem mais segura para o advogado", explica Marina Cury.
 
Para atingir os resultados esperados de ferramentas tecnológicas que apoiam a rotina jurídica, os convidados evidenciam a relevância dos operadores do Direito, e ainda a multidisciplinaridade envolvida na jurimetria: “mesmo com as tecnologias utilizadas na jurimetria, o papel do advogado sempre será importante, porque é necessário que ele ensine, treine o robô para entender comportamentos jurídicos. O especialista em tecnologia não vai conseguir treinar esse robô”, finaliza Cury.
 
Acesse o episódio pelo link:  https://open.spotify.com/episode/3QqwmvsYSGgArz2pkOfUcR, ou pelo site:
  https://conteudo.mandaliti.com.br/mcast.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp