14/07/2023 às 11h52min - Atualizada em 15/07/2023 às 00h00min

Ativa Náutica, a empresa que criou o Made In Brazil da segurança marítima conta sua trajetória de sucesso de mais de 25 anos

A empresa elevou o mercado e a indústria nacional a níveis internacionais, alcançando a marca de 60 mil coletes fabricados por mês.

Amotara Agência de Notícias
https://ativanautica.com.br/
Divulgação

No mercado de salvatagem há 25 anos, a Ativa Náutica é uma das maiores empresas de segurança náutica do Brasil. Fundada em Campinas (SP) em 1998, pelo casal Marta Lara e Roberto Sampaio, no quintal de casa em um espaço de 250m², a empresa se transformou em uma grande indústria com 3 plantas fabris em Paulínia. 

A inspiração da empresa sempre foi salvar vidas. Sua história começa com o desenvolvimento de equipamentos de segurança, acessórios e roupas para motocross. Roberto Sampaio, um dos fundadores, era sócio da fabricante de capacetes JT e com o aumento da entrada da motonáutica no país e o baixo número de players para atender a este mercado, surgiu a oportunidade de desenvolver também acessórios náuticos. É nesse momento que o empresário se associa à Marta Lara para criarem a chamada JT Ativa. 

Com apenas três colaboradores na empresa, Marta cuidava de toda a gestão comercial e vendas, enquanto Roberto gerenciava a parte de produção. Na época, não existiam produtos homologados pela Marinha do Brasil para uso nos Jet Skis – mesmo já sendo obrigatório – foi então que descobriram a necessidade de seguir requisitos específicos na fabricação. Em 2005, transferida para um espaço maior, a marca começa a se tornar mais conhecida e surge, então, a Ativa Náutica, que começou a ser distribuída em todo o território nacional, fabricando boias e coletes salva-vidas, homologados pela Marinha do Brasil. 

A partir de um investimento em pessoas, pesquisas, desenvolvimento de qualidade e tecnologia, hoje a Ativa Náutica tem mais de 200 colaboradores e parceiros por todo o território brasileiro. É a única empresa homologada nas cinco classes de coletes de salvatagem marítima que representam cinco mercados consumidores diferentes. Nenhum outro player é homologado em todas as classes, sendo esse o principal diferencial da marca no mercado. Além disso, a empresa também se destaca pela grande presença de mulheres. A força feminina está presente desde a produção têxtil até a gestão. 

“O mercado é relativamente jovem quando comparado ao de outros países com indústrias de salvatagem de mais de 80 anos. No entanto, com a aceleração dos avanços tecnológicos e investimentos em pesquisa e maquinário, a empresa é capaz de entregar equipamentos competitivos e inovadores para o mercado nacional e internacional”, comenta Julia Ramalho, diretora da Ativa Náutica. 

O Ativa Lab é o espaço interno de pesquisa e inovação da empresa para desenvolvimento de novos materiais, produção sustentável e modelagem para melhor performance e conforto possíveis para equipamentos de segurança náutica. Além desse investimento, trabalhamos em parcerias com ONGs e projetos sociais, para o reforço da importância do uso de equipamentos de salvatagem e preservação da vida, por meio de doações de produtos. 

Inspiração 

O segmento de equipamentos de salvatagem tem crescido ao longo dos últimos anos. Há 25 anos, a Ativa Náutica aposta na conscientização de seu uso com conteúdo especializado sobre os testes de qualidade e as certificações. Além disso, a marca se foca em orientar o usuário na escolha e utilização dos equipamentos de forma correta.  

Os fundadores acreditam na especialização da confecção técnica para a homologação junto a Marinha do Brasil, produzindo os melhores equipamentos de segurança náutica possíveis a preços acessíveis. 

“É importante relembrar o percurso de cada jornada, ajustar as velas, olhar para o horizonte, seguir em frente e agradecer às pessoas que fizeram parte de toda a nossa evolução. Somente assim, juntos, olhando adiante, será possível continuar essa história de comprometimento com transparência, qualidade e a segurança náutica, em busca da missão de salvar vidas”, finaliza Julia. 

Sobre a Ativa Náutica 

A Ativa Náutica é a maior confecção brasileira de boias e coletes salva-vidas. Desenvolve equipamentos de salvatagem para situações de trabalho, lazer, aventura e esportes radicais, desde 1998. Seus produtos são certificados e controlados por rigorosos testes de acordo com as Normas da Marinha do Brasil. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp