28/06/2023 às 11h01min - Atualizada em 02/07/2023 às 00h02min

Como usar dados para melhorar o relacionamento com os clientes

Como usar dados para melhorar o relacionamento com os clientes

SALA DA NOTÍCIA Rodrigo Aurelio Checchia Ferrari
Freepik

Se você é um empreendedor, sabe que o mercado está cada vez mais competitivo e exigente. Para se diferenciar da concorrência e conquistar a confiança dos clientes, você precisa oferecer soluções que atendam às suas necessidades e expectativas. Mas como saber o que os clientes querem e precisam? A resposta está nos dados. Os dados são informações valiosas que podem revelar o comportamento, as preferências e as opiniões dos clientes. Eles podem ajudar você a tomar decisões mais inteligentes e eficazes para o seu negócio. Mas para isso, você precisa ter uma cultura chamada “data-driven” - mas o que isso quer dizer? Significa uma cultura que usa os dados como base para todas as ações da empresa. Neste artigo, o G4 Educação explica o que é uma cultura data-driven, por que ela é importante e como você pode implementá-la no seu negócio.

Em primeiro lugar, use os dados para melhorar seu negócio: colete, organize e torne os dados disponíveis internamente; ter uma cultura data-driven significa usar os dados para tomar decisões melhores em todos os níveis da empresa. Os dados ajudam a entender o que funciona e o que não funciona, a adaptar as ações de acordo com os resultados, são a inteligência que toda área precisa para definir e alcançar seus objetivos com mais certeza.

Um famoso autor chamado Peter Drucker disse que só podemos gerenciar o que podemos medir. Isso quer dizer que os dados são essenciais para planejar e executar qualquer estratégia. Não podemos confiar apenas na intuição ou na opinião.

Uma forma de usar os dados é colocar o cliente no centro de tudo. Isso significa coletar, organizar e compartilhar os dados dos clientes de forma que toda a equipe possa acessá-los e usá-los. Assim, podemos oferecer uma experiência melhor para os clientes, resolver seus problemas e atender seus desejos. E também podemos atrair, converter e fidelizar mais clientes.

Existem pesquisas que mostram que as empresas que usam os dados para focar na experiência do cliente têm mais sucesso e lucro do que as que não usam. Mas para fazer isso, é preciso ter tecnologia e ferramentas que ajudem a analisar os dados de forma rápida e precisa. Não dá para ficar no achismo - dados são o tesouro do digital.

Com a ajuda da tecnologia, as empresas podem explorar os dados em profundidade e entender melhor seus clientes. Podem também criar um relacionamento mais forte e duradouro com eles, e melhorar seus processos internos.

O digital facilita a conexão entre as pessoas. Ignorar isso é ignorar o meio que permite essas mudanças, principalmente as impulsionadas por uma cultura data-driven. A pandemia fez com que mais pessoas usassem o digital. De acordo com alguns números, em maio de 2021, 6 milhões de pessoas entraram na internet no Brasil, 4 milhões de casas foram conectadas com internet rápida e 22 milhões de brasileiros compraram pela primeira vez em uma loja online. Nesse cenário, houve uma mudança grande em como as pessoas interagem e se relacionam com as marcas, produtos e serviços. As pessoas passaram a ter mais informação e a avaliar melhor o valor do que elas compram. Por isso, mais do que nunca, os dados são o novo tesouro em jogo.  

Coletar, organizar e tornar dados acessíveis são passos muito importantes na história do mercado. No caminho da Transformação Digital, quem souber usar os dados vai se dar bem.


 
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