27/06/2023 às 00h00min - Atualizada em 27/06/2023 às 00h00min

Operação Alerta Vermelho: Bombeiros de SC realizam ações de prevenção junto à comunidade

Da Redação
De 26 de junho a 02 de julho o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) irá realizar em todo o estado a Operação Alerta Vermelho, alusiva a Semana de Prevenção Contra Incêndio e ao Dia do Bombeiro Brasileiro, comemorado anualmente no dia 02 de julho. As visitas serão realizadas em horário comercial.

O objetivo da Operação é orientar a população sobre os riscos e pontos vulneráveis em relação ao uso de coifas, exaustores e gás de cozinha em edificações residenciais e comerciais, visando reduzir o número de ocorrências que possam trazer danos e prejuízos à população.

“A cultura de prevenção é nosso maior elo com a sociedade e a Operação Alerta Vermelho existe para que possamos antecipar riscos e garantir a proteção do cidadão e do patrimônio”, afirma o Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel Fabiano de Souza. “E para que isso aconteça é fundamental que estejamos próximo do cidadão, prestando um atendimento de excelência e priorizando, sempre, a prevenção”, enfatiza.


Dia do Bombeiro

Conforme o Decreto Federal Nº 35.309, de 2 de abril de 1954, foi instituído, para ser comemorado anualmente, no dia 2 de julho e na semana em que este dia estiver compreendido, respectivamente, o Dia do Bombeiro Brasileiro e a Semana de Prevenção Contra Incêndios.

Acidentes domésticos

Grande parte dos incêndios atendidos pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) são em ambientes domésticos e, que na sua maioria, poderiam ter sido evitados com adoção de medidas de prevenção.

Saber como agir em caso de um princípio de incêndio também é fundamental para evitar que o mesmo evolua para um incêndio generalizado e resulte em um possível dano ou perda humana e/ou patrimonial.

Como agir em casos de incêndio

Em situações de incêndio é necessário manter a calma, fechar o registro da instalação do gás e desligar a energia elétrica do local. É importante que o cidadão só tente extinguir os princípios de incêndio e, caso não consiga ou não se sinta seguro, saia do local e acione os bombeiros pelo 193.

É fundamental que as pessoas que estiverem no local evitem inalar fumaça. Maior parte dos acidentes mortais está relacionado com a inalação de fumaças tóxicas, por isso em caso de incêndio a pessoa deve agachar para um local seguro – pois a fumaça tende a se concentrar na parte superior do ambiente – e colocar um pano úmido no nariz para filtrar melhor o ar.

Dicas de prevenção

• Adquira botijões de gás em revendas autorizadas pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP);
• O regulador de pressão e a mangueira devem ter identificação do INMETRO e estar dentro do prazo de validade que é de 5 anos;
• Jamais saia do ambiente enquanto estiver utilizando o fogão e sempre certifique-se que não há vazamento de gás ao desligar o mesmo;
• Não instale cortinas ou mantenha panos de prato e outros materiais inflamáveis no entorno do fogão ou botijão de gás;
• Não utilize fósforo ou isqueiro para verificar se há vazamento de gás, faça o teste com espuma – coloque a espuma feita com detergente e água em uma esponja na junção da borboleta com o botijão de gás, se a espuma crescer ou borbulhar é sinal de vazamento;
• Nunca deite o botijão quando estiver quase vazio, pois essa prática pode causar acidentes. Parte do gás que encontra-se em estado líquido pode ocasionar danos, promover vazamento do gás e rompimento da mangueira;
• O botijão de gás deve estar em local ventilado, protegido e jamais dentro de armários, vãos de escadas ou porões;
• Jamais condicione o botijão próximo a desníveis, ralos ou locais de escoamento de ar, pois em caso de vazamento o gás pode se acumular nesses espaços e há risco de explosões.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp