06/06/2023 às 00h00min - Atualizada em 06/06/2023 às 00h00min

Escola de aviação do SENAI de Palhoça recebe cinco motores doados pela FAB

Carlos Henrique Silva/Divulgação
A Escola de Aviação Civil do SENAI/SC em Palhoça recebeu nesta sexta-feira (2 de junho) cinco motores aeronáuticos doados pela Força Aérea Brasileira (FAB) para utilização nas aulas práticas. A instituição oferece cursos técnicos em Manutenção de Aeronaves, com habilitações em Aviônicos, Célula e Grupo Motopropulsor, além de treinamentos pós-formação de mecânicos para manutenção de aeronaves e inglês técnico EaD.

“Com esses equipamentos, nossos alunos terão uma visão de aprendizado ainda melhor, pois viverão situações mais próximas da realidade do mercado, o que vai ao encontro da metodologia SENAI, que prima por conectar o ambiente da sala de aula com o mundo do trabalho”, afirmou o gerente executivo do SENAI para a Grande Florianópolis, Luciano Mattiazzi Baumgartner. Ele destacou que a Escola já possui três aviões e um helicóptero Esquilo também doados pela FAB e, além dos motores, recebeu outras peças que aumentam as oportunidades de formação técnica de alta qualidade da escola que já é referência nacional e internacional. 

Já o presidente do Comitê da Indústria de Defesa da FIESC (Comdefesa), Cesar Augusto Olsen, salientou o diferencial da Escola em termos de acervo e capacidade técnica. “Não existe nada no Brasil e posso dizer na América Latina que supere o que temos aqui no SENAI de Palhoça em se tratando de Escola de Aviação Civil. Somos superados apenas pelas escolas das Forças Armadas, mas, certamente, este hangar e este acervo nos colocam em destaque no cenário nacional, como a Escola número um do país!”, comemorou.

O comandante da Base Aérea de Florianópolis, tenente-coronel aviador Jaques da Silva Valle, enfatizou a importância da formação técnica em manutenção para a segurança do espaço aéreo brasileiro e o desenvolvimento da aeronáutica como um todo. “Ter esse centro de formação e de especialização de tão alto nível acaba impactando na capacidade da aviação em geral, pois a manutenção das aeronaves resulta diretamente na prevenção de acidentes”, disse.

Conforme o professor do curso de Manutenção de Aeronaves, Luiz Fernando Mibach, os modelos dos motores recebidos ainda estão em operação em diversas aeronaves utilizadas pela aviação agrícola e de transporte de pequeno até médio porte. Desta forma, os profissionais egressos dos cursos terão ainda maior receptividade no mercado de trabalho.
O presidente do Aeroclube de Santa Catarina, Hamilton Nilo Junkes, já prospecta projetos futuros em parceria com a Escola Senai. “Já somos parceiros da Escola com o simulador de voos instalado no Aeroclube, mas temos a intenção de instalar uma oficina de grande porte para viabilizar a manutenção das aeronaves da região e, certamente, iremos contar com a mão de obra especializada formada pela Escola Senai”, salientou.

De acordo com o coordenador do curso, Thiago Carvalho, a unidade do SENAI em Palhoça é a única instituição brasileira de serviços educacionais classificada pelo Ministério da Defesa como Estratégica de Defesa. “Desta forma, a Escola integra um seleto grupo de 18 empresas catarinenses que compõem a Base Industrial de Defesa (BID)”, salienta.

Na ocasião, também foi apresentado resumo das atividades da Escola criada em 2009 e que já formou mais de 500 profissionais na área de manutenção de aeronaves, além de formatar treinamentos específicos para diversos seguimentos e empresas como Azul Linhas Aéreas, Gol, Henrimar, Helistar, além das Forças Armadas e Forças Auxiliares. Sem esquecer de países como Inglaterra, Rússia, Emirados Árabes, Finlândia, Paraguai e Coreia do Sul.

Serviço
As turmas do Curso de Manutenção em Aeronaves são fechadas sob demanda e os interessados podem entrar em contato com a secretaria através do telefone (48) 3341-7817. No momento, existe uma lista de espera para formação de turma no curso que é presencial e possui carga horária de 1280 horas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp