18/05/2023 às 00h00min - Atualizada em 18/05/2023 às 00h00min

Palhoça vai adotar sistema de frota compartilhada

Divulgação
A Prefeitura de Palhoça está estruturando um sistema de frota compartilhada, para otimizar a utilização de veículos na realização das tarefas diárias inerentes à rotina da administração pública.

“Com a instituição de um sistema compartilhado, que é muito mais dinâmico, nós vamos aperfeiçoar as práticas para utilização da frota de veículos e vamos conseguir reduzir custos”, justifica o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

Para chegar ao modelo ideal, a Secretaria de Administração realizou um estudo minucioso. “Nós estudamos a fundo todas as possibilidades que estavam disponíveis, como a aquisição de veículos, a locação ou o transporte remunerado por aplicativo. Verificamos os custos, ponderamos as nossas necessidades e optamos por utilizar um modelo híbrido”, explica o secretário de Administração de Palhoça, André Silveira. 

Os veículos mais novos da frota própria da Prefeitura serão mantidos, enquanto os veículos mais antigos, que demandam maior custo com mecânica e manutenção, serão leiloados. E novos veículos serão locados para atender a demanda, com uso compartilhado.

Inicialmente, os veículos próprios e aqueles que são locados serão colocados à disposição para uso das secretarias de Administração, Agricultura, Defesa do Cidadão, Desenvolvimento Econômico, Fazenda, Infraestrutura, Habitação e Turismo. A gestão será centralizada em uma “Gerência de Frotas”, que terá a finalidade de melhor gerir a utilização dos veículos, otimizando o serviço e reduzindo gastos.

“A solicitação do uso do veículo irá ocorrer com antecedência, de modo que o servidor indicará o horário e o local de destino. Deste modo, a Gerência de Frotas poderá controlar a utilização dos veículos, para cumprir várias tarefas em apenas uma saída”, descreve o secretário de Administração.

As rotas serão controladas por meio de um sistema de rastreamento veicular. Também será possível realizar o monitoramento do consumo de combustível, através de um sistema de controle de gastos por quilômetro rodado.

A dinâmica do novo sistema e as melhorias no uso da frota serão definidos por um decreto, que deve ser publicado em breve e também irá prever a utilização de transporte por aplicativo, suprindo demandas específicas.

“Conhecendo os gastos com combustível, com locação e com a manutenção dos veículos, além de promover o uso compartilhado, nós conseguimos melhorar a utilização da frota, reduzindo a aquisição e a locação de novos veículos e evitando gastos desnecessários”, finaliza o prefeito Eduardo Freccia.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp