12/04/2023 às 00h00min - Atualizada em 12/04/2023 às 00h00min

Maratona cultural marca inauguração da Casa da Cultura de Palhoça; confira as atrações

Divulgação
A Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC) está organizando uma maratona cultural para marcar a inauguração da Casa da Cultura Laudelino Weiss, que acontece neste sábado (15) e fará parte das comemorações dos 129 anos de emancipação política de Palhoça.

“Com a inauguração da nossa Casa da Cultura, estamos presenteando não só os agentes culturais de Palhoça, que terão um espaço para divulgar sua arte, mas também todos os palhocenses, que poderão ter um contato maior e mais próximo com a cultura local em um lugar histórico, recheado de simbolismos”, expressa o prefeito Eduardo Freccia.

O novo centro cultural fica localizado no histórico prédio da antiga Prefeitura, ao lado da Igreja Matriz, no Centro de Palhoça. Fundado em 1895, o prédio e seu entorno foram revitalizados para receber o centro cultural.

O espaço vai abrigar a Biblioteca Pública Guilherme Wiethorn, salas para exposições, o arquivo cultural e social do município, salas para cursos na área de cultura, além de uma sala de reuniões e de um setor administrativo, onde vai funcionar a gerência de Cultura da FMEC. 

“É um grande legado que a administração Eduardo Freccia está deixando para a cultura do nosso município”, celebra José Virgílio Junior (Secco), presidente da FMEC. 

A agenda de inauguração da Casa da Cultura Laudelino Weiss vai iniciar às 9h e só vai encerrar por volta de 21h. Entre as atividades culturais que farão parte da programação de inauguração, está a performance teatral “Sustentabilidade em Ação”, em que a atriz Bianka Andrade convida à reflexão de um tema tão importante e urgente: sustentabilidade e suas vertentes. Através de esquetes, a atriz busca atrair a atenção para o conceito de sustentabilidade no dia a dia, onde nossas atitudes podem mudar nosso futuro e o do planeta. “Além das atrações culturais de teatro, música, literatura, nós teremos exposições acontecendo durante todo o dia”, comenta o secretário executivo de Cultura de Palhoça, Caio Dorigoni.

Confira abaixo a programação completa!


Maratona Cultural

Sábado (15)

9h: Aula aberta de cerâmica, com a equipe da Casa de Cultura Açoriana da Enseada de Brito – a atividade será realizada na Praça Sete de Setembro, em frente ao Centro Cultural
9h30: Show de rock clássico com Antonio Scopel (rock e blues)
10h30: Ato de inauguração, com apresentação do coral Bom Jesus de Nazaré
11h15: Peça teatral infantil: “O Sótão da Tia Gertrudes e a Floresta Encantada”
11h30: Esquete teatral, com alunos do curso de Teatro da FMEC
13h30: Performance de Bianka Andrade, “Sustentabilidade em Ação”
14h: Peça teatral, com o grupo Tribo Aririú
14h30: Sarau literário e lançamento de livros, com participação dos autores: “A Evolução do Primata”, de Orlando Ferreira; “O Ultra Realismo na Cena Literária de Itajaí”, do Grupo de Poetas Mario Quintana; “Se Pulsa, Arde e Resiste”, de Marlene de Faveri; “A Cobrinha Chita”, “A Lua Encantada”, “Loló e os Joaninhos” e “A Formiguinha Gulosa”, de Vera Regina Barcellos; “A Natureza é Sábia”, de Sandra Patrício; “História de Zilda Arns” e “Palhoça no Compasso do Tempo”, de Neusa Bernado Coelho; “O Último Voo do C-47 2023”, de Silvio Adriani Cardoso; “Gustavo de Lacerda” e “João da Rosa Júnior”, de Fábio Garcia
16h: Show de MPB e pop rock, com Chico Santos
17h: Apresentação da Escola de Samba Nação Guarani
18h: Roda de conversa sobre literatura catarinense
19h: Encerramento, com show da banda Maçã de Pedra

Exposições

1) Casa de Cultura Açoriana do município
2) Casa do Artesanato do Mercado Público
3) Nairo Souza, Jane Steinmetz e Lia Steinmetz (artistas plásticos)
4) Nicolau Manoel de Souza (escultor)
5) Maria Vitoria Bolsan (ilustradora) 
6) Raul Chopp (arte digital) 
7) Walkyria Muniz, Nicholas Corbacho e Daniele Portolan (artesãos)
8) Bianka Andrade (escultora e artesã)
9) Marcelo Serafim (máscaras africanas)
10) Ivo Padilha (artista plástico)
11) Terezinha Costa (artista plástica)
12) Igor Ricardo (artista plástico)
13) Rafaela Farias (exposição “Yabás Orixás Femininas - Mulheres de Luta”)
14) Mostra de Fotografia Direitos Humanos (Colégio Ivo Silveira) 
15) Emanueli Velho (artista plástica) 
16) Jaqueline Nunes (pintura em tela e aquarela)
17) Iolanda Martins (artista plástica)
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp