20/07/2022 às 16h57min - Atualizada em 20/07/2022 às 18h10min

Omie chega a 100 mil clientes e revela estratégias de crescimento na contramão do mercado

Com 100 mil clientes, sistema de gestão movimenta cerca de R$ 16 bilhões em emissão de NFs por mês

SALA DA NOTÍCIA Bruna Pereira

Estratégias pautadas em propósito impulsionam o avanço acelerado da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem. E esse propósito é: destravar o crescimento das empresas no Brasil. Neste caminho, a scale-up anuncia o marco de 100 mil clientes atendidos e revela estratégias para um crescimento sustentável e consistente.

Em um mercado que está enfrentando dificuldades, como demissões, alta de juros e baixas rodadas de investimentos, a Omie segue no contrafluxo. A empresa captou R$ 580 milhões em setembro do ano passado, em rodada série C liderada pela Softbank, e um mês depois, abasteceu o caixa com uma extensão da chinesa Tencent. Mas, atribui seu cenário positivo não apenas ao caixa, mas como uma composição de timing de captação, indicadores saudáveis e uma margem bruta alta que garante o caminho para lucratividade. Segundo Marcelo Lombardo, CEO e Cofundador da Omie, com uma margem bruta de 75%, “a Omie prevê equilíbrio financeiro até meados de 2023, ainda com folga de caixa, e sem desacelerar o ritmo que a companhia vem mantendo”.

Olhando para o crescimento do mercado e possibilidades de negócio, Aurora Suh, CRO da Omie explica que com os aportes recebidos em 2021, “ganhamos ainda mais força para ampliar nossa participação no mercado e investir na captação de novos clientes, evolução do nosso produto e ampliação dos canais de distribuição. Agora, o foco será em acelerar ainda mais os projetos que nos tragam escalabilidade, crescimento sustentável e que sejam rentáveis”.

Os M&As também são uma forte estratégia para a empresa, principalmente para trazer novas soluções para seu ecossistema. “Os M&As não são um movimento para crescermos inorganicamente, mas pensados em sanar as dores de nossos clientes e contadores parceiros, que também foram muito potencializadas pela pandemia”, comenta a executiva.

A empresa realizou quatro M&As desde setembro de 2021, avaliados de forma estratégica pela área responsável de Tech Ventures, sendo a aquisição da Devi Tecnologia, empresa de software para varejo, da G-Click, ferramenta na nuvem para gestão de processos para escritórios de contabilidade, do Linker, banco digital que oferece serviços financeiros e soluções bancárias para mais de 30 mil PMEs, e da Conpass, plataforma pioneira de Customer Experience, com foco na experiência de seus usuários, trazendo uma visão 360º e métricas de cada passo da jornada do cliente. Anteriormente, em novembro de 2020, a Omie já havia adquirido a Mintegra, solução que integra marketplaces e plataformas de e-commerce a sistemas de gestão.

Aurora conta ainda que todas as estratégias e planos futuros são possíveis, uma vez que a Omie, ao longo desses oito anos de mercado, se tornou uma máquina de vendas consolidada e conectada. “Estamos trabalhando o modelo inteiro para que cresçamos todo mês de forma constante e sustentável, sem perder a qualidade”, diz.

Para além de atingir a marca de 100 mil clientes, a Omie tem adicionado entre 5 mil e 6 mil novos por mês. Para atender essa demanda crescente, a scale-up deve passar de 1,7 mil funcionários para 2,1 mil até o fim deste ano – incluindo as suas franquias, que são sempre 100% exclusivas da marca.

No modelo de franchising, com expansão regional para escalabilidade, hoje a Omie já conta com 130 unidades - crescimento de 47% em 2021. A empresa prevê chegar até o final do ano em 200 operações. “Nosso objetivo com o modelo de franquias é democratizar o acesso à tecnologia para pequenos e médios empreendedores. Percebemos que precisamos estar mais próximos dos nossos clientes, em cada região em que eles atuam, oferecer o contato olho no olho e todo o suporte necessário para que eles prosperem e cresçam conosco”, afirma Aurora.

Agora, a Omie visa novos planos que mantêm o foco no cliente, como o ‘Movimento de Segmentação’, que trará profissionais especializados em diferentes setores de atuação do cliente, além de criar produtos e indicadores por segmento, pensando em detalhar o universo de cada empreendedor e identificar de forma cada vez mais efetiva suas dores e necessidades.


Estratégias consolidadas
A Omie apresentou um crescimento de 60% no número de clientes em 2021. Um conjunto de estratégias, que se complementam e criam um ecossistema completo para empreendedores, empresas e contadores, trouxe a empresa ao marco de 100 mil clientes. Com o aumento na cartela, o software passa a movimentar cerca de R$16 bilhões em emissão de NFs por mês, e crescendo.

Aurora destaca o produto como um dos principais diferenciais, pelo modelo disruptivo e que desmistifica a ideia de que um software de ERP precisa ser caro e complexo. “Nós encapsulamos a complexidade para que o empreendedor possa viver todo o seu potencial”.  A parceria com contadores, que hoje somam mais de 22 mil, também é pilar fundamental. “Toda empresa precisa de um contador, desde sua abertura, por isso ele é um importante agente estratégico e pelo qual chegamos nas empresas”, afirma a CRO.

Dentre outras estratégias, a Omie apostou também na criação do canal Enterprise para atender clientes maiores, que acabam demandando estrutura e fluxos diferentes das PMEs; o trabalho de branding também foi essencial para a Omie, marcada pela virada de marca em abril de 2021; o fortalecimento dos dois pilares adicionais ao sistema de gestão, e que fazem muito sentido para a estratégia de apoiar empreendedores e contadores em suas jornadas: educação e serviços financeiros; e o lançamento do Índice Omie de Desempenho Econômico de PMES (IODE-PMEs), em janeiro de 2022, com o objetivo de levar informações relevantes para o mercado com foco em PMEs.


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