28/07/2021 às 18h24min - Atualizada em 28/07/2021 às 18h24min

Repavimentação da Via Expressa Sul chega à metade da obra

Da Redação
Leonardo Sousa/PMF
As obras de transformação da Via Expressa Sul em Beira-Mar Sul completam quatro meses de execução, ou seja, a metade do prazo contratual, e exatos 50% da extensão dessa importante rodovia estadual para a região central de Florianópolis já tiveram o pavimento asfáltico recuperado, segundo dados da prefeitura. 

Ainda de acordo com o golverno, também já foi iniciada a concretagem da ciclovia e do passeio em implantação. Essas duas frentes de trabalho em andamento integram a Operação Asfaltaço da Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura. “A previsão inicial era terminar os trabalhos no dia 28 de novembro, mas vamos antecipar essa conclusão em 30 ou 45 dias”, acredita o secretário Valter Gallina.

A Via Expressa Sul, a Rodovia Governador Aderbal Ramos da Silva (SC-401), entre o túnel Antonieta de Barros, no Saco dos Limões, e o trevo da Seta, na Costeira do Pirajubaé, tem 5,2 quilômetros e conta com duas pistas (mão dupla), e três faixas, cada, totalizando seis faixas. Toda essa estrutura, portanto, já teve o pavimento asfáltico revitalizado com sinalização horizontal provisória num trecho de 2,6 quilômetros.

Mais precisamente, do túnel Antonieta de Barros até a altura dos 700 metros após a Creche Hassis localizada na Avenida Jorge Lacerda, na Costeira. Tanto neste trecho quanto no restante da via, a repavimentação passa pelo processo de fresagem, que corresponde à raspagem do asfalto velho para substituição pelo novo.

No que tange à ciclovia bidirecional (com duas faixas em sentidos contrários) de concreto armado e ao passeio (calçada) com acessibilidade, que serão implantados de forma conjunta ao longo de toda a rodovia estadual, no lado esquerdo sentido Centro-Sul da Ilha, vale destacar que a etapa de concretagem em execução ocorre após a limpeza e a terraplanagem feitas também até a altura da Creche Hassis. 

Desde que começou a revitalização da Via Expressa Sul, em 29 de março, a Prefeitura também já realizou as obras de implantação de sistema de drenagem nos oito pontos da via onde se fazia necessário, a fim de evitar acúmulo de água da chuva na pista.

Além disso, a rodovia passou a contar com amplo serviço de limpeza pública contínuo, inclusive, com o reforço de uma roçadeira mecânica e de uma capinadeira automatizada para auxiliar o trabalho manual das equipes. Prova disso são os meios-fios capinados, e os três canteiros centrais, podados e roçados. Durante a execução da revitalização, a gestão da via está sob a responsabilidade da Prefeitura, mas esse trabalho de limpeza continuará a cargo do município, mesmo após a devolução ao governo do Estado.
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