26/03/2024 às 00h00min - Atualizada em 26/03/2024 às 00h01min

Prefeitura de Florianópolis aposta na modernização da coleta de lixo nas praias

: Adriana Baldissarelli/Divulgação Comcap/SMLMU
A Prefeitura de Florianópolis coloca em operação dois tratores coletores de resíduos para praia. O modelo fabricado por indústria catarinense é exclusivo para a Capital, triplica a capacidade de carga e automatiza a descarga, aliviando o esforço dos operacionais que trabalham na orla. Hoje, os resíduos ensacados na faixa de areia são colocados à mão nas caixas estacionárias.

Com investimento de R$ 460 mil, a Secretaria Municipal de Limpeza e Manutenção Urbana adquiriu equipamentos para melhorar os serviços de limpeza pública. Os tratores coletores serão alocados no Norte da Ilha para atender as orlas expandidas de Canasvieiras, Ingleses e Jurerê, informa o secretário João da Luz. Há previsão de novos investimentos para as praias do Sul e Leste. “Na semana de aniversário da cidade, estamos entregando esses equipamentos que agregam tecnologia e economizam tempo e esforço dos empregados da Comcap”, aponta o secretário.

 Mais rápido e menos esforço
De acordo com o subsecretário de Limpeza Pública, Alcebíades “Bida” Pinheiro, os tratores coletores permitirão readequar o serviço nas praias alargadas do Norte, depois também nas orlas do Sul e Leste. “Há uma década, inovamos com os quadriciclos e carretas acopladas, agora temos esse equipamento que elimina a ação manual do gari na descarga dos resíduos da orla. Vamos melhorar a qualidade do serviço e reduzir o esforço na limpeza das praias”, afirma.

Bida lembra que as primeiras visitas técnicas foram feitas às fábricas catarinenses em outubro de 2022, depois de seis meses de conversas com os desenvolvedores.

Modelo exclusivo
O desafio foi desenvolver equipamento não muito pesado que suportasse carga de até uma tonelada de resíduos, confirma Rafael Tecilla, gerente comercial da Moldemaq Máquinas e Implementos Agrícolas. “Foi um projeto especial, desafiador, mas conseguimos entregar para Florianópolis um trator com carroceria maior, com estrutura e pneus adaptados para terrenos moles e descarga automatizada em 1,6 m de altura para encaixar nas caixas estacionárias. Isso permite limpar área maior em menor tempo”, explica.

Os tratores da indústria de Jaraguá do Sul já são usados em Barra Velha, Balneário Camboriú, Itajaí e agora, com esse modelo exclusivo, a Capital Catarinense. No Rio de Janeiro, esse tipo de equipamento tem sido usado para coleta em vielas, mas passa a ser testado também na orla.

Trata-se de modelo mais compacto, com menos custo operacional pelo motor a diesel com baixo consumo de combustível e manutenção (troca de óleos e filtros) menos complexa que a de trator de maior porte ou caminhão.

Segurança na operação
Durante a entrega técnica do equipamento, na manhã desta quinta-feira (21), na Base Operacional Norte, o mecânico Thiago Martins Elias observou que o equipamento segue todas as especificações de segurança e operação exigidas pela Comcap. É dotado com oito faróis para dar segurança ao trabalho noturno, tem giroflex, sirene de ré, sapata traseira para evitar risco de tombar e basculamento para evitar descarga à mão. “Hoje, o pessoal trabalha com quadriciclo e carreta para transporte comum. Tem de jogar o lixo ali dentro, depois tirar de forma manual. O trator oferece mais segurança, iluminação, tem caixa coletora de chorume e descarga automatizada para que o gari só pegue no saco de lixo uma vez, quando o retira da praia”, comenta.

O encarregado Ivan Eleotério Luiz aprovou a aquisição. “É um bom equipamento, tem capacidade de carga maior, tecnologia para vazar os sacos, o que dispensa o esforço dos garis. Vai otimizar o tempo e aliviar a carga dos empregados.”
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp