22/03/2024 às 00h00min - Atualizada em 22/03/2024 às 00h00min

Modernização da iluminação pública enaltece os encantos naturais de Florianópolis

Quantum Engenharia/Divulgação
Os encantos naturais de Florianópolis são reforçados pela sensação de segurança que a cidade oferece a moradores e turistas. Além do empenho do policiamento militar e da guarda municipal, muito dessa percepção vem da boa iluminação pública. Somente em 2023, 15.256 pontos foram modernizados, com as luminárias equipadas com lâmpada de vapor metálico e vapor de sódio dando lugar à tecnologia LED.

Quase 50% dos atuais 62.755 pontos do parque de iluminação pública florianopolitano já foram modernizados. Isso significa ruas mais iluminadas e seguras à noite com uma luz branca confortável aos olhos, e praças e parques mais bonitos, também com aplicação de iluminação cênica especial. A Quantum Engenharia tem orgulho de contar que participa dessa conquista, ao atuar na manutenção e modernização da iluminação pública de Florianópolis, onde também gera emprego e renda direta e indiretamente, mantendo 36 colaboradores alocados nesta unidade.  

O diretor-presidente da Quantum, Gilberto Vieira Filho, salienta que investir em iluminação pública resulta em vantagens significativas aos cidadãos, turistas e empresários locais, abrangendo segurança pública, conforto urbano e eficiência econômica. “A adoção de tecnologias como LED prepara essas localidades para o futuro. Florianópolis já é um grande exemplo de cidade inteligente”, completa.

Um bom exemplo é o projeto Praia Iluminada, lançado no verão 2019/2020, quando praias da capital catarinense receberam iluminação pública na faixa de areia, aumentando o tempo de aproveitamento à beira-mar, com implantação de 1.096 pontos em 21 balneários de Florianópolis naquele verão. Desde então, o veraneio em Florianópolis está mais seguro à noite, incentivando a atividade física, com mais pessoas praticando caminhadas e partidas de vôlei, altinha, beach tennis e surf em um horário com bem menos pessoas na areia. Além disso, tem facilitado o trabalho de pescadores que arrumam seus materiais à noite, como redes e barcos, para a saída na madrugada. 

Eficiência, economia e sustentabilidade

Referência no setor de iluminação pública com soluções inovadoras e tecnologicamente avançadas, a Quantum Engenharia instala lâmpadas LED, que emitem luz branca com índice de 70% da percepção das cores, contra 20% das lâmpadas comuns. Ou seja, ampliam a visibilidade nos espaços, gerando mais segurança à noite.

Além disso, as lâmpadas LED consomem menos de 50% de energia elétrica do que as tradicionais, duram cerca de 5x mais e são ecologicamente responsáveis, tendo 98% de seus componentes recicláveis, o que contribui para a preservação ambiental. Também não possuem elementos tóxicos em sua composição, ao contrário das lâmpadas de descargas, que possuem mercúrio, material altamente poluente e prejudicial à saúde.

Outra vantagem é sua durabilidade, de aproximadamente 50 mil horas, com vida útil prevista de até 11 anos (sem considerar possíveis surtos de tensão na rede de distribuição de energia). Ainda, suporta melhor as condições bruscas de tempo e temperatura, sendo mais resistentes a choques, vibrações e impactos. 

Conforme explica a analista ambiental da Quantum Engenharia, engenheira ambiental e sanitarista Amanda Conrado, muito além da tecnologia e as soluções de engenharia elétrica praticadas pela Quantum está a preocupação e a importância de conduzir suas atividades priorizando a sustentabilidade e os desdobramentos quanto ao meio ambiente, ao aspecto social e a transparência em seus negócios, caracterizando amplamente a adoção dos princípios ESG.

Embelezamento, segurança e premiação

São muitos os projetos de iluminação pública de destaque realizados em Florianópolis com participação da Quantum Engenharia. Como exemplo, pode-se citar a iluminação cênica da Ponte Hercílio Luz, trabalho que está em andamento. O principal cartão-postal de SC receberá 1.300 luminárias com tecnologia LED RGBW, 154 projetores, além de 5.600 pontos de luz chamados de pixel. 

Outro exemplo é o Elevado Getúlio Manoel Inácio, no Rio Tavares, que veio para dar fluxo ao trânsito no sul da Ilha de SC em 2019. Uma demanda antiga executada pela Prefeitura, incluindo também a Praça Milton Tatu, no canteiro central. Ao todo, o local recebeu 92 luminárias para balizamento, 72 projetores subterrâneos, 49 postes metálicos, 32 luminárias LED, 27 luminárias ornamentais e 07 projetores de embutir.

E o reconhecimento vem também na forma de premiação, como o segundo lugar conquistado com o projeto da Praça Carianos no IX Prêmio Abilux Projetos de Iluminação, da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação - ABILUX, em 2019, na categoria “Grandes escalas/Locais abertos públicos ou privados”. O prêmio bienal ocorre em parceria com a Associação Brasileira de Arquitetos de Iluminação (AsBAI), e premia projetos de iluminação de excelência desenvolvidos visando o conforto e segurança dos cidadãos, a questão estética e sustentável do local, assim como a economia no consumo de energia. 

Ações sociais, culturais e ambientais

A participação da Quantum Engenharia na comunidade vai além do trabalho com iluminação pública. A empresa faz questão de participar de ações sociais e culturais nas cidades onde presta seus serviços. Por exemplo, anualmente participa de campanhas do agasalho e do projeto “Eleve Sua Energia”, que leva música popular brasileira e erudita para as ruas e praças, além de fazer doações sistemáticas para ONGs e entidades assistenciais. 

Além disso, mantém vários projetos de sustentabilidade, como a Central de Resíduos junto à matriz, no Distrito Industrial de São José (SC), com protocolos legais de gestão de resíduos sólidos, evitando impacto ambiental negativo e promovendo a conscientização dos colaboradores, com aplicação de um programa de coleta seletiva na rotina administrativa. Com isso, o material de descarte gerado em Florianópolis também ganha a destinação correta, o que beneficia o meio ambiente. Todas estas ações demonstram o engajamento da Quantum Engenharia aos princípios ESG, no esforço contínuo de contribuir da melhor forma no desenvolvimento da região.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp