01/11/2023 às 00h00min - Atualizada em 01/11/2023 às 00h00min

Cemitérios municipais de Florianópolis prontos para Dia de Finados

foto/divulgação: Adriana Baldissarelli/Divulgação Comcap/SMLMU
Para superar o colapso de vagas e melhorar o atendimento às famílias, a Prefeitura de Florianópolis tem investido em rotinas de melhoria dos 13 cemitérios municipais que somam 137 mil metros quadrados. Com serviços regulares de manutenção e limpeza, estimula a visitação em todos os bairros, e especialmente, ao Cemitério São Francisco de Assis.

O maior cemitério de Santa Catarina tem 98 mil metros quadrados, 35 mil jazigos e 75 mil pessoas sepultadas.

No Dia de Finados, os cemitérios municipais vão operar com horário estendido, abrem às 7h e fecham às 19h. A administração do Cemitério São Francisco vai até 17h. A estimativa é que pelo menos 20 mil pessoas passem pelo Cemitério São Francisco, no Itacorubi, neste feriado.

Este ano, aponta o secretário municipal de Limpeza e Manutenção Urbana e presidente da Comcap, João da Luz, houve esforço para manter os cemitérios limpos o ano todo, mesmo assim semana passada ocorreu força-tarefa das 18 intendências para roçar e limpar o São Francisco, no Itacorubi, e o São Cristóvão, em Capoeiras.

“Todos os cemitérios municipais estão preparados para receber as famílias, com água para a lavação dos túmulos, com sanitários disponíveis. Está tudo pronto desde sexta-feira”, afirma João da Luz.
O Cemitério do Itacorubi, num trabalho em parceria com a vigilância sanitária estadual, zerou os focos de mosquito Aedes Aegypti, vertor da dengue e outras doenças. “As pessoas precisam colaborar para manter este status livre do mosquito, fazendo furos nos vasos ou mesmo substituindo-os por velas”, orienta o secretário.

As principais medidas para evitar focos do mosquito em cemitérios são furar vasos ou porta-velas, não utilizar plantas que acumulem água, como bromélias, retirar as embalagens plásticas e de celofane dos arranjos de flores e retirar os pratinhos dos vasos de planta. As medidas evitam o acúmulo e fazem com que a água possa escorrer. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp