28/10/2023 às 00h00min - Atualizada em 28/10/2023 às 00h00min

Creche de Florianópolis trabalha cultura afro-brasileira com ícone catarinense

foto/divulgação: Acervo/SME
Dando continuidade ao projeto de Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), tema abordado ao longo do ano letivo no Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) Dra. Zilda Arns Neumann, no Carianos,  foi realizada uma contação de histórias com os pequenos referindo-se à trajetória de Antonieta de Barros. 

Por intermédio do livro “Antonieta”, da autora Eliane Debus,  a criançada conheceu um pouco sobre a trajetória  da professora, jornalista e primeira deputada  negra do Brasil. Antonieta de Barros  travou batalhas em prol de uma educação de qualidade  e pela valorização dos docentes.  Nos anos 1940, é de sua  autoria a lei que instituiu o Dia do Professor, 15 de outubro, e o feriado escolar da data.  Em 1963, o presidente  da República João Goulart, tornou a data nacional.  

A atividade ocorreu  na sala multiuso do Neim , ambientada e estilizada com inúmeros materiais remetentes à cultura africana, como imagens, fantoches, brinquedos e instrumentos musicais originários.

 Logo após,  as crianças participaram de uma oficina de pintura facial e aprenderam sobre as máscaras africanas e a história por trás de cada uma delas. 

As idealizadoras e responsáveis pelo planejamento dessas atividades são as professoras Rozana Maiza Vicente e Janice Aparecida Seidler Silvano. Ambas fazem parte da equipe de apoio pedagógico da unidade e atuam na biblioteca. 

Com o cronograma mensal estabelecido, todos os grupos do Neim são organizados para integrarem as  rodas de musicalização, conversas e brincadeiras relacionadas à cultura afro-brasileira.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp