06/05/2021 às 16h31min - Atualizada em 06/05/2021 às 16h31min

Corpo de Bombeiros simula atendimento a emergência com produtos perigosos em Florianópolis

Da Redação
Corpo de Bombeiros/Divulgação
Na manhã desta quinta-feira (6), foi finalizado o Curso de Atendimento a Emergência com Produtos Perigosos, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), com um simulado de ocorrência na Capital, para avaliação dos aprendizados dos bombeiros militares.

O curso aconteceu entre os dias 3 e 6 de maio e envolveu bombeiros militares do 1º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em Florianópolis e realizador da instrução, além de participantes do 10º BBM, com sede em São José e direção da Coordenadoria de Emergências com Produtos Perigosos.

Nesta quinta-feira o simulado foi a prova final do curso e o treinamento envolvia um caminhão com transporte de carga perigosa.  Sem saber do que se tratava antecipadamente, os alunos chegaram na cena e se depararam com o resgate de duas vítimas, com dois tipos de produtos perigosos, sendo um corrosivo e um tóxico. Todos os procedimentos de segurança foram executados na operação. Contenção do vazamento dos produtos, retirada da vítima em segurança e correta descontaminação dos envolvidos na cena da ocorrência.

 "Esse tipo de ocorrência é muito delicado e envolve trabalho coordenado, equipamentos de proteção individual específicos e acima de tudo segurança para as equipes”, destacou o Capitão Fernando IRENO Vieira, que coordenou o curso de Produtos Perigosos.

Por se tratar de ocorrências que não são tão frequentes, porém sempre extremamente delicadas, este tipo de atividade é fundamental para a preparação e atualização das equipes de resgate, já que quando as situações ocorrem, representam um grande perigo tanto para as vítimas, quanto para as equipes envolvidas e dependendo do local, também para a população do entorno.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp