14/06/2023 às 11h19min - Atualizada em 16/06/2023 às 00h02min
Boteco do Manolo celebra 20 anos e adota o franchising para acelerar sua expansão
Nesse mês, marca estreia na ABF Franchising Expo em busca de investidores que desejam abrir lojas tanto no Brasil como no exterior
SALA DA NOTÍCIA Amanda Martins
O Boteco do Manolo, marca queridinha dos cariocas e da comunidade brasileira que reside na Flórida (EUA) acaba de anunciar a adoção do modelo de franchising para expandir suas operações. Nascido em 2003 no Rio de Janeiro, como uma homenagem do fundador Marcelo ao pai, o Sr. Manolo, o Boteco do Manolo teve a primeira experiência internacional em 2018. Hoje, conta com 11 lojas em operação na cidade do Rio de Janeiro e três lojas em Orlando, na Florida (1 em Orlando, 1 Windermere e 1 Deerfield). “Tanto os brasileiros residentes na Florida quanto os turistas que visitam Orlando o ano inteiro encontram no Boteco do Manolo aquele aconchego brasileiro que tanto gostam”, explica o CEO e Fundador Marcelo Riveiro. Ainda segundo ele, chegou a hora da marca iniciar sua expansão pelo franchising. “Temos duas décadas de experiência no Brasil e quatro anos fora. Formatamos a franquia com cautela e agora estamos prontos para expandir com segurança”, comenta Riveiro. O Boteco do Manolo conquistou o público do Rio com a mais autêntica comida caseira, feita do jeito que o brasileiro gosta. “Além da qualidade da comida caseira típica e dos drinks, outro diferencial é o nosso atendimento brasileiro estimulando a vinda dos visitantes e oferecendo uma experiência completa”, explica Marcelo. No Rio, o Boteco do Manolo está presente em shopping centers. Na Flórida, são lojas de rua. O modelo adotado para as franquias é o de loja de rua. “Formatamos para as ruas, salvo alguma exceção. Como a expansão está começando agora, temos oportunidades por todo o Brasil”. A franquia tem investimento a partir de R$500 mil a R$3 milhões e o formato do restaurante é de 400 a 800 metros quadrados. Ainda de acordo com Rivieiro, o retorno sobre o investimento é mais rápido do que em outros segmentos. “O setor de alimentação continua sendo o maior e mais importante dentro do franchising. No nosso modelo, o payback acontece em cerca de 14 meses”, completa. Ao participar pela primeira vez da ABF Franchising Expo, que acontece entre 28 de junho a 1º de julho, no Expo Center Norte, em São Paulo, a empresa espera encontrar empreendedores interessados em operar lojas no Brasil e no exterior. “Buscamos investidores com ou sem experiência no ramo alimentar, mas com vontade de ter um negócio próprio e também investidores interessados em diversificar ativos”, acrescentam Eduardo Morita, responsável pela expansão e Suyen Horta Gerente Geral das Operações do Boteco do Manolo. Atualmente, a rede de restaurantes Boteco do Manolo registra um faturamento anual de R$ 14,4 milhões. “Somos uma empresa sólida e com experiência tanto no Brasil como nos Estados Unidos. Estamos prontos para crescer junto com outros empresários, que desejam empreender conosco”, declarou o CEO e Fundador Marcelo Riveiro. Raio X Boteco do Manolo Brasil Investimento inicial: a partir de R$500 mil a R$2 MI Taxa de franquia: R$110 mil Royalties: 6% Fundo de publicidade: 1% Faturamento médio mensal: R$ 1.2M Lucro médio mensal: 15 a 20 % Prazo de retorno: 14meses Raio X Boteco do Manolo EUA Investimento inicial: de U$ 600k a U$900k Taxa de franquia: U$65k Royalties: 6% Fundo de publicidade: 1% Faturamento médio mensal: U$ 3.5K Lucro médio mensal: 15 a 20 % Prazo de retorno: 14meses Boteco do Manolo na 30º ABF Franchising Expo – Estande G057 Local: Expo Center Norte - Pavilhões Branco e Azul Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – SP Data: de 28 de junho a 1º de julho de 2023 Horário: Quarta a sexta (28 a 30/06) – das 13h às 21h e Sábado (01/07) – das 11h30 às 18h30 Informações e ingressos no Site da expo Sobre Boteco do Manolo Fundado em 2003, no Rio de Janeiro, o Boteco do Manolo carrega a história em seu nome. Com ambiente aconchegante, o Boteco é rico em detalhes que foram planejados e uma culinária única para que a experiência do cliente seja ainda mais especial. Fartura e Variedade são as marcas da cozinha do Manolo que é a razão do enorme sucesso da rede. Atualmente, são 11 unidades em operação no Brasil e três nos Estados Unidos, com objetivo de democratizar a gastronomia brasileira ao redor do mundo e com produtos da mais alta qualidade.