26/01/2022 às 18h11min - Atualizada em 27/01/2022 às 00h00min

FEMUSC: Ópera  As Bodas de Fígaro, de Mozart, tem figurino reciclável e reaproveitamento de mais de 500 quilos de materiais

Indústria e comércio de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, fizeram a doação de plástico e tecido para cenografia e roupagem dos artistas

SALA DA NOTÍCIA Cristina Aguilera
https://www.femusc.com.br/
Figurinista e cenógrafo do FEMUSC, Márcio Paloschi: garrafas pet que estão se tornando chapéus para a perucaria da Ópera Bodas de Fígaro. Foto Chan
A Ópera  As Bodas de Fígaro, que será apresentada por alunos e professores do Festival Internacional FEMUSC na próxima sexta-feira, 28/01, está sendo produzida com recicláveis e reaproveitamento da sobra de material da indústria e do comércio de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina.
Mais de 500 quilos de materiais já foram doados por sete empresas da cidade. Os produtos são sobras da fabricação de chapéus e roupas, além de um tecido sintético de alta tecnologia oferecido por uma empresa fabricante de paraglider (equipamento de voo livre), que vai compor todo o cenário da apresentação musical.
A perucaria dos cantores, por exemplo, está sendo produzida com garrafa pet de 5 litros juntamente com feltro reutilizado; já os cachos de cabelos dos artistas é resultado de um trabalho artístico feito com PVC usado para expor produtos nas gôndolas de supermercados.
A ideia completa de sustentabilidade é do figurinista e cenógrafo do FEMUSC, Márcio Paloschi, que explica: “Faço pesquisas de esgotamento dos materiais, ou seja, estudo o produto e imagino todas as possibilidades de uso. Descaracterizo o que já foi aproveitado e dou outro sentido ao material. É um ecossistema criativo e sustentável”, detalha Paloschi. 
O figurinista também aplica o chamado “upcycling” nas vestimentas dos artistas da ópera. A prática é conhecida pela criação de novos produtos sem desintegrar peças antigas. No caso de As Bodas de Fígaro, saias femininas de espetáculos anteriores se tornaram capas de vestidos das novas personagens. 
“Essa cadeia de ressignificação e de reaproveitamento é fundamental para o meio ambiente e aplico desde que sou jovem, quando participava de congressos de educação ecológica”, relembra Paloschi. 
Após o espetáculo, parte do material utilizado na ópera será encaminhado para uma escola de samba do Rio Janeiro e para uma ONG de Jaraguá do Sul que produz enxovais para crianças. 
“A economia circular não para por aqui”, finaliza o profissional.

Sobre o FEMUSC 
Considerado um dos mais importantes do gênero, o Festival Internacional FEMUSC 2022 foi criado em 2006 por iniciativa do maestro brasileiro Alex Klein. Sua proposta foi tornar realidade um sonho pessoal: democratizar, popularizar e internacionalizar o aprendizado de música erudita no Brasil, através de um festival pedagógico/profissional. 
A 17 ª edição do Festival Internacional FEMUSC ocorre de 16 a 29 de janeiro de 2022. Durante os 14 dias, serão realizadas mais de 50 apresentações abertas ao público, incluindo concertos de alto nível artístico internacional. Este ano o Festival faz uma homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil e a Semana da Arte Moderna de 22. 

Serviço 
17ª edição do Festival Internacional FEMUSC 
De 16 a 29 de janeiro de 2022 
Local : Auditório do Centro Cultural SCAR 
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/user/institutofemusc 
Informações: [email protected] 

Acesse e curta o FEMUSC o ano inteiro 
Facebook: https://www.facebook.com/groups/femusc 
Instagram: https://www.instagram.com/femusc/ 
YouTube :https://www.youtube.com/user/institutofemusc 
Flickr :https://www.flickr.com/photos/femusc 
Site: https://www.femusc.com.br/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Manezinho News Publicidade 1200x90
Contato pelo whatsapp...
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp